Voto - A importância do voto

Urna eletrônica
Urna eletrônica

Atualmente vivemos uma crise absurda na política brasileira, a cada manhã que abrimos o jornal nos deparamos com um escândalo envolvendo os políticos aos quais demos nosso voto de confiança. Sem falar nas CPIs que acabam literalmente em pizza.

Desde o inicio do ano de 2006 andam circulando alguns manifestos pela internet, os mais populares são os via e-mails e scraps no Orkut. Trazendo a seguinte manifestação: “Vamos votar nulo, assim conseguiremos fazer com que nos respeitem. Pois se muitas pessoas votarem nulo, serão obrigados a anularem a eleição e trazem novos candidatos.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas não é bem assim, segundo a lei eleitoral não adiantaria nada se grande parte da população votar nulo, tendo em vista que teriam outras pessoas que irão votar, assim sendo, seriam contabilizados tais votos e o candidato que tiver 50% mais 1 dos votos validos ganha a eleição.

Então devemos tomar muito cuidado com a ideologia de votar nulo, devemos exercer nossos direitos, votando com consciência e fazendo a melhor escolha dentre as opções apresentadas. Assim com certeza teremos um país melhor e mais consciente.

Por: Eliene Percília

Artigos relacionados

Cidadania

Saiba mais sobre o conceito de cidadania e sua aplicação no cotidiano. Veja exemplos de práticas que são consideradas cidadãs no mundo globalizado da atualidade.

Ciência Política

Você já ouviu falar em Ciência Política? Entenda o que ela estuda neste texto que preparamos para você!

Eleição presidencial nos Estados Unidos: como funciona?

Clique para saber como funcionam as eleições presidenciais que acontecem a cada quatro anos nos Estados Unidos. Entenda todos os detalhes dessa disputa!

Prefeito

Acesse este link para saber sobre o papel de um prefeito. Entenda a história da prefeitura no Brasil, e confira quais ações podem ser realizadas por um prefeito.

Sistema de lista fechada

O sistema de lista fechada é uma das sugestões para a reforma do sistema eleitoral. Entenda do que se trata aqui!

Vereador

Acesse o site e veja as origens da atuação dos vereadores no Brasil. Entenda também as funções de um vereador e a sua importância.

Voto feminino no Brasil

Acesse o site e acompanhe a luta das mulheres por maior participação na política brasileira. Veja como foi oficializado o sufrágio feminino no Brasil.