Alunos Online


Acordo Ortográfico

Por: Alunos Online O acordo ortográfico traz obscuridades - O que fazer?

O acordo ortográfico traz obscuridades - O que fazer?


Você já está sabendo que algumas regras ortográficas mudaram? Bom para muitos, ruim para alguns.

Por que bom para muitos? Porque para a economia é bom negócio, já que a partir dessa “tentativa” (já dada como certeira) de unificação da língua, o comércio de alguns produtos irá fluir entre os países que tem o português como língua-mãe.

Só por causa de algumas modificações na ortografia? Sim, pensamos, por exemplo, na desenvoltura do comércio literário; as obras não terão mais problemas de divulgação entre um país e outro, uma vez que possuirão a mesma ortografia. Além disso, a cultura como um todo melhorará entre a CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa), não só pelos livros, mas através de seminários, cursos, pós-graduações, e etc.

Um porém que está pesando aos nativos da língua portuguesa não é nem mais a decisão de se fazer o acordo ortográfico - pois a euforia do começo já se passou - mas sim a obscuridade do mesmo em relação a algumas mudanças.

Há alguns sites que estão disponibilizando atendimento exclusivo a estas dúvidas que não estão sendo sanadas com a simples leitura das novas regras ortográficas. Este ato é muito bom, uma vez que até 31 de dezembro de 2012, quando será obrigatório o uso da nova lei da ortografia, muito ainda será questionado pelos falantes do português.