Alunos Online


Artigo de opinião

O artigo de opinião tem como finalidade expor um ponto de vista a cerca de um determinado assunto. Sua principal característica é a argumentação.

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte No artigo de opinião, o emissor defende seu ponto de vista acerca de um determinado assunto

No artigo de opinião, o emissor defende seu ponto de vista acerca de um determinado assunto

O fato de nos posicionarmos mediante os fatos que circundam o cotidiano faz de nós seres autônomos, democráticos, uma vez que nos permite revelar nossos sentimentos, expressar nossas opiniões, enfim, compartilhar nossas experiências frente à realidade que nos cerca.

Assim, uma vez desempenhando nosso papel de seres iminentemente sociais, temos o privilégio de compartilhar desses momentos tanto na oralidade quanto na escrita. Em se tratando desta última, vale mencionar que há circunstâncias comunicativas específicas que nos permitem revelar nossas opiniões acerca de uma matéria publicada em um jornal, revista, como também ressaltar nosso ponto de vista acerca de um determinado assunto, mais precisamente aquele que faz parte do conhecimento do público em geral, como, por exemplo, um fato polêmico. Estamos falando da carta de leitor, que nos é bastante familiar, e também do artigo de opinião, todos integrando os chamados gêneros jornalísticos.

Mediante tais elucidações, elegemos o artigo de opinião como foco de nossa discussão. Para tanto, prestemo-nos ao estudo das características que norteiam esse gênero, levando-se em conta sua recorrência no dia a dia e, sobretudo, o fato de ser uma modalidade bastante requisitada nos exames de vestibulares e concursos públicos. Partindo desse pressuposto, é sempre bom estarmos cientes de suas reais características, uma vez descritas a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O artigo de opinião tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de um determinado assunto, razão pela qual a argumentação revela ser sua marca principal. Por essa razão, contém as mesmas características dos textos dissertativos, compondo-se das seguintes partes:

- Título;

- Parágrafo introdutório, no qual os elementos principais da ideia a ser retratada são evidenciados.

- Desenvolvimento, no qual são expostos os argumentos em defesa de um ponto de vista a ser defendido;

- Conclusão, na qual ocorre o fechamento de todas as ideias abordadas ao longo do discurso.  


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: