Alunos Online


Através de ou por meio de?

Quando e como empregar através de ou por meio de? As duas expressões existem, contudo, devem ser utilizadas em situações distintas, já que não são equivalentes.

Por: Luana Castro Alves Perez A norma culta da língua portuguesa sugere que as duas expressões, através de e por meio de, sejam empregadas em situações distintas

A norma culta da língua portuguesa sugere que as duas expressões, através de e por meio de, sejam empregadas em situações distintas

 Através de ou por meio de? Você já se fez essa pergunta? Muitas pessoas ainda não perceberam que as duas expressões não querem dizer a mesma coisa e, por terem significados distintos, devem ser aplicadas em diferentes contextos da comunicação oral e escrita. A questão está entre as sutilezas da língua, mas conhecer as minúcias gramaticais é fundamental para quem quer escrever e falar bem.

As diferenças entre através de e por meio de estão, sobretudo, no âmbito da semântica, ou seja, da significação vocabular. Embora muitas pessoas confundam o uso das duas expressões, elas apresentam diferenças consideráveis. Quer ver só? Acompanhe a explicação:

Através de:

 

Enxergamos a paisagem através da vidraça.

Entregou as cartas através da janela.

A luz entrava através da fresta.

Avistamos a praia através da janela do ônibus.

Os exemplos acima utilizam a locução através de de maneira correta, pois nas três orações o sentido aplicado foi o de movimento físico, indicando a ideia de atravessar algo. É isso que a expressão através de significa, aquilo que passa de maneira transversal, que pode atravessar, que cruza ou transpõe. Quando não houver na oração os sentidos anteriormente citados, a locução deve ser substituída por outras, entre elas mediante, por meio de, com, por ou por intermédio de.

Através de indica ideia de movimento, de transposição. Por meio de está relacionada à ideia de instrumento e equivale à expressão por intermédio de
Através de
indica ideia de movimento, de transposição. Por meio de está relacionada à ideia de instrumento e equivale à expressão
por intermédio de

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

♦ Por meio de:

Soubemos da notícia por meio de um comunicado da imprensa.

Os surdos comunicam-se por meio da linguagem de sinais.

Por meio de uma nota, o governador comunicou sobre sua renúncia.

A encomenda foi enviada por meio do correio.

Nas orações acima, a expressão por meio de foi utilizada de maneira adequada, obedecendo à real significação da locução. A locução Por meio de está relacionada com a ideia de instrumento, instrumento utilizado na execução de determinada ação. Pode ser substituída pelas expressões mediante e por intermédio de sem qualquer prejuízo de sentidos.

Não fique preocupado se por acaso você também confundiu o uso das expressões a vida inteira, até porque essa é uma situação muito comum entre os falantes da língua portuguesa. Isso aconteceu porque os elementos linguísticos que dão ideia de movimento físico, como a locução através de, foram, aos poucos, incorporados ao léxico para indicar ideia de movimento não físico. Por isso, construções como conheci minha namorada através da internet ou recebeu a notícia através do jornal não costumam causar qualquer tipo de estranhamento. Contudo, agora que você já sabe como e quando empregar corretamente através de e por meio de, fique atento e bons estudos!