Alunos Online


Complemento nominal

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte O complemento nominal complementa o sentido de substantivos, adjetivos e advérbios

O complemento nominal complementa o sentido de substantivos, adjetivos e advérbios

Mediante o estudo dos fatos linguísticos, constatamos que determinados elementos necessitam de outros que os complementem, como é o caso dos verbos e dos nomes. Dada essa realidade, ocupemo-nos em estabelecer familiaridade com o último deles (os nomes), cuja ocorrência se manifesta pelo complemento nominal.

Tendo em vista que o complemento nominal completa o sentido de nomes, sejam eles substantivos, adjetivos e advérbios, eles são regidos por uma preposição. Dessa forma, veja:

Complemento nominal de substantivos

Como afirmado anteriormente, ele complementa o sentido de um substantivo de significação transitiva, ou seja, que necessita de algo para ser compreensível, claro.

A obediência aos pais é necessária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse caso, o substantivo abstrato “obediência” se completa por intermédio do termo “aos pais” – o qual representa o complemento nominal.

Tenho necessidade de seu carinho.

Aqui da mesma forma, haja vista que o substantivo “necessidade”, então derivado do verbo necessitar, mostra-se complementado pelo termo “de seu carinho”.

Complemento nominal de adjetivos e advérbios

Assim se classifica em virtude de complementar o sentido de adjetivos e de advérbios deles derivados. Atentemo-nos aos enunciados que seguem:

As decisões foram favoráveis a você. (adjetivo)

Decidiram favoravelmente a você. (advérbio)

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto: