Alunos Online


De olho nas conjugações verbais

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Fique de olho nas conjugações verbais, no sentido de conferir ao seu discurso a credibilidade que ele merece

Fique de olho nas conjugações verbais, no sentido de conferir ao seu discurso a credibilidade que ele merece

Você possui dúvidas acerca de alguns fatos linguísticos? Regras, regras, enfim... é muita complexidade, mas um pouco de familiaridade com tais fatos representará o subsídio essencial para contornar tais obstáculos. E é justamente apoiado nesse intuito que o artigo em questão prontamente se justifica, no sentido de fazer com que você, caro (a) usuário (a), compreenda melhor acerca de alguns aspectos voltados para as conjugações verbais. Sabe aqueles verbos que normalmente nos deixam com dúvida no momento de empregá-los corretamente? Muitos deles estão abaixo expressos:

MEDIAR/ ANSIAR/ INCENDIAR/ ODIAR:

Em todos eles, considerados como irregulares, faz-se necessária a presença da vogal “e” intercalando as formas atribuídas a algumas pessoa gramaticais, assim expressas:

Eu medeio
Tu medeias
Ele medeia
Nós mediamos
Vós mediais
Ele medeiam

PÔR E QUERER

Se eu pôr? Se eu querer? 

Obviamente que a forma correta é se eu puser, bem como se eu quiser. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

PARIR

Presente do indicativo
Eu pairo
Tu pares
Ela pare
Nós parimos
Vós paris
Eles parem

Presente do subjuntivo

Que eu paira
Que tu pairas
Que ela paira
Que nós pairamos
Que vós pairais
Que eles pairam

Observação relevante: não podemos confundir o verbo parir e pairar, haja vista que esse último denota o sentido de voar vagarosamente, sustentar-se no ar. Ambos os verbos apenas se apresentam idênticos na primeira pessoa do presente do indicativo.

QUERER E REQUERER

Assim como o verbo “pôr”, o verbo “querer”, quando conjugado na primeira pessoa do presente do subjuntivo, apresenta-se como “quiser”. 
  
VER E VIR

Ver
Se eu vir
Se tu vires
Se ele vir
se nós virmos
Se vós virdes
Se eles virem

Vir

Se eu vier
Se tu vieres
Se ele vier
Se nos viermos
Se vós vierdes
Se ele virem

Mediante tais postulados, esteja atento (a) a colocações do tipo: “se ele me ver / quando ele me ver”, uma vez que correto é “se ele me vir / quando ele me vir”.