Alunos Online


Diferenças entre o futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal

As conjugações de alguns verbos no futuro do subjuntivo e no infinitivo pessoal podem provocar erros quase imperceptíveis na fala e na escrita.

Por: Luana Castro Alves Perez O futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal são parecidos em suas conjugações, por isso é preciso muita atenção para não confundi-los

O futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal são parecidos em suas conjugações, por isso é preciso muita atenção para não confundi-los

 Você já deve saber que o verbo é uma classe de palavras complexa, cujo entendimento depende muito de nossa dedicação e estudos. Utilizado como unidade que expressa uma ação ou um processo, o verbo flexiona-se em modo, tempo, pessoa e número.

Divididos em modo indicativo, subjuntivo e imperativo, os modos verbais servem para indicar atitudes diferentes de quem fala ou escreve. O modo indicativo é utilizado quando a intenção é exprimir ideia de certeza. O modo imperativo é empregado quando a intenção é exprimir ordem ou pedido. O modo subjuntivo, sobre o qual faremos uma análise mais elaborada, exprime ideia de dúvida ou desejo e, diferentemente dos demais, expressa conteúdos emocionais. Talvez você não soubesse as definições (eis aí uma construção onde o subjuntivo fez-se necessário!), mas certamente sabe utilizar os modos verbais de maneira correta, de acordo com a situação de uso.

Apesar de estar bem delimitado, visto que seu uso está condicionado a expressões que transmitem ideia de dúvida (talvez, se, espero, duvido etc.), o que facilita sua identificação, o subjuntivo, quando flexionado no futuro, provoca algumas dúvidas que se refletem na escrita e na fala. Essas dúvidas são mais corriqueiras do que imaginamos e muitas vezes sequer notamos que não estamos empregando o futuro do subjuntivo de maneira adequada. Observe como acontece a sua formação:

→ O futuro do subjuntivo é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando a terminação -am­ e adicionando o sufixo adequado. Observe o exemplo:

Pretérito perfeito do indicativo

Futuro do subjuntivo

Eu cheguei

Tu chegaste

Ele chegou

Nós chegamos

Vós chegastes

Eles chegaram

Quando eu chegar

Quando tu chegares

Quando ele chegar

Quando nós chegarmos

Quando vós chegardes

Quando eles chegarem

A semelhança entre a terceira pessoa do singular do subjuntivo e o infinitivo pessoal, que é uma forma nominal do verbo, causa algumas dúvidas pontuais em determinados verbos que são constantemente empregados de maneira incorreta, até mesmo entre pessoas que privilegiam em suas relações cotidianas a modalidade padrão da língua. Observe:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1. Manterem em vez de mantiverem:

Se os alunos manterem a rotina de estudo, serão aprovados com louvor

Se os alunos mantiverem a rotina de estudo, serão aprovados com louvor.

2. Ver em vez de vir:

Se ele ver o filme, provavelmente irá se surpreender.

Se ele vir o filme, provavelmente irá se surpreender.

3. Depor em vez de depuser:

Se você depor a favor dele, certamente ele será absolvido.

Se você depuser a favor dele, certamente ele será absolvido.

4. Propor em vez de propuser:

Se o patrão propor um acordo razoável, os funcionários aceitarão a proposta.

Se o patrão propuser um acordo razoável, os funcionários aceitarão a proposta.

5. Obter em vez de obtiver:

Se ele não obter êxito na avaliação de matemática, será reprovado.

Se ele não obtiver êxito na avaliação de matemática, será reprovado.

Para acabar de vez com a dúvida, observe as principais diferenças entre o futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal:

→ O futuro do subjuntivo marca a eventualidade no futuro, por isso as conjunções condicionais e temporais (se e quando) estarão vinculadas a ele:

Só falarei se ela me perguntar.

Entregarei a prova quando faltar um minuto.

Quando estiver com Alice, diga que mandei lembranças.

→ Já o infinitivo pessoal não exprime sozinho o tempo e o modo, pois dependerá do contexto da oração. Está condicionado ao uso das preposições

    Entregou a prova antes de faltar um minuto.

    Ao estar com Alice, diga que mandei lembranças.

    Deram um telefonema para congratular o aniversariante.

    Caso haja dúvidas, lembre-se de que o futuro do subjuntivo está relacionado com as conjunções, enquanto o infinitivo pessoal relaciona-se com preposições. Bons estudos!