Alunos Online


Dúvidas verbais

Existem algumas dúvidas verbais que são frequentes entre os falantes da língua portuguesa. Esclarecê-las é fundamental para quem deseja aprimorar a escrita.

Por: Luana Castro Alves Perez A ou há? Descriminar ou discriminar? Perca ou perda? Essas são algumas entre as várias dúvidas verbais que atormentam os falantes!

A ou há? Descriminar ou discriminar? Perca ou perda? Essas são algumas entre as várias dúvidas verbais que atormentam os falantes!

 Se você deseja aprimorar a escrita, é importante que você elimine qualquer tipo de dúvida verbal. As dúvidas verbais estão entre os piores erros gramaticais, pois podem comprometer a ortografia e a clareza textual. Portanto, é preciso ficar bastante atento para não derrapar na modalidade escrita, já que na fala esse tipo de erro não costuma provocar prejuízos para a comunicação.

Para ajudá-lo(a) a ficar por dentro das principais dúvidas verbais (e assim nunca mais cometer esses deslizes linguísticos), o Alunos Online preparou cinco dicas de português bastante simples, daquelas que vale a pena guardar para consultas posteriores. Anote em um caderninho e bons estudos!

Cinco dicas sobre dúvidas verbais

Primeira dica: A / Há

Eu concluí o mestrado em Ciências Sociais cinco anos

 ou

Eu concluí o mestrado em Ciências Sociais a cinco anos?

A resposta correta é: “Eu concluí o mestrado em Ciências Sociais cinco anos”. Lembre-se de que, para indicar tempo passado, usa-se o verbo haver. Caso você fique em dúvida, tente substituir o verbo haver pelos verbos ter ou fazer. Exemplo: Eu concluí o mestrado em Ciências Sociais tem/faz cinco anos.

Segunda dica: Curti / Curtir

Meu amigo vai curtir minha publicação no Facebook

 ou

Meu amigo vai curti minha publicação no Facebook?

A resposta correta é: “Meu amigo vai curtir minha publicação no Facebook”. Sempre que houver um verbo auxiliar de tempo, no caso do exemplo o verbo ir (vai), esse deve ser seguido de um verbo no infinitivo: curtir.

Terceira dica: Descriminar / Discriminar

Não discrimine ninguém por conta de sua orientação sexual

ou

Não descrimine ninguém por conta de sua orientação sexual?

“Não discrimine ninguém por conta de sua orientação sexual” é a resposta correta. O verbo discriminar refere-se ao ato de estabelecer diferenças. Refere-se também ao ato de separar, segregar e marginalizar. Já o verbo descriminar refere-se ao ato de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando sua culpa ou crime, ou seja, refere-se ao ato de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar. Exemplo: O deputado votou a favor da descriminalização do porte de armas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quarta dica: Perca / Perda

As perdas desse bimestre não serão compensadas no próximo

ou

As percas desse bimestre não serão compensadas no próximo?

“As perdas desse bimestre não serão compensadas no próximo” é a alternativa certa. Perda é um substantivo que significa privar-se (excluir) de alguém ou algo que se tinha anteriormente. Sempre que for substantivo, será acompanhado de artigo, pronome ou numeral: as perdas. Perca é uma flexão do verbo perder. Exemplo: Nós desejamos que ela não perca mais nenhum emprego.

Quinta dica: Aluga-se / Alugam-se

Alugam-se imóveis

ou

Aluga-se imóveis?

A forma correta é “Alugam-se imóveis”. Imóveis, que é o sujeito da oração, deve concordar com o verbo, alugar. Se você ainda assim tiver dúvida, coloque a oração na voz passiva: Imóveis são alugados. O verbo ser está no plural, portanto, alugar também deve estar no plural quando a oração estiver na voz ativa.