Alunos Online


Estado ou estado? - traços que os distinguem

Estado (com letra maiúscula) e estado (com letra minúscula), apesar de possuírem a mesma grafia, são utilizadas em contextos diferentes.

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte A correta utilização está condicionada a aspectos semânticos

A correta utilização está condicionada a aspectos semânticos

Como sabemos, a ortografia representa um dos entraves que acometem grande parte dos usuários do sistema linguístico. O que muitos não sabem é que as diferenças que demarcam esta ou aquela forma de utilização são exatamente os traços semânticos que envolvem os vocábulos componentes de nosso léxico. 

E, por assim dizer, você nem imagina... na verdade estamos diante de um caso tipicamente representativo: quando devemos grafar Estado (com letra maiúscula) e estado (com letra minúscula)?    

Desde os mais tenros aprendizados, passamos a internalizar que o uso de letras maiúsculas está direcionado a elementos de natureza específica, como é o caso dos nomes próprios. Aspecto semelhante a esse norteia o caso de “Estado”, pois representa uma instituição, portanto, nada mais conveniente que ser grafado com letra maiúscula. Assim, vejamos o exemplo: 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todas essas atribuições são direcionadas ao Estado.

Já ao nos referirmos a uma determinada região, como por exemplo, o estado de São Paulo, estado do Rio de Janeiro, entre os muitos outros que representam as regiões, é recomendável grafarmos com letra minúscula. Observemos, pois:

Meus familiares moram no estado da Bahia.

Mas como anda seu estado de espírito no momento? Até mesmo o estado de saúde daquela pessoa que se encontrava doente?

É bem possível que o estado de saúde de Márcia tenha melhorado. 

Saiba que estado, nesse contexto, refere-se ao modo como se encontra alguém, levando-se em consideração aspectos específicos (sentimental, saúde, entre outros).

Nesse sentido, recomenda-se utilizar letra minúscula.