Alunos Online


Ir ao encontro? Ir de encontro? Uma simples preposição muda o sentido da frase

Por: Alunos Online Tais termos estão relacionados a pressupostos semânticos

Tais termos estão relacionados a pressupostos semânticos

Ir ao encontro? Ou Ir de encontro? Expressões como essas normalmente nos confundem, pois às vezes as utilizamos de maneira incorreta, justamente por não sabermos o real significado apresentado por ambas.

O fato decorre do emprego da preposição e sua relação de sentido expressa pelo contexto. Vejamos um exemplo:

Viajamos de ônibus.
Estou tremendo de frio.


Note que as duas frases são ligadas pela mesma conjunção, entretanto de acordo com a relação semântica por elas estabelecida, denotam significados divergentes:

Na primeira, o sentido revela o instrumento utilizado para se locomover

Já na segunda, retrata a causa da sensação sentida, ou seja, o frio.

Em se tratando das expressões em estudo, analisemo-las minuciosamente:

Ir ao encontro de algo revela um sentido positivo, conforme demonstra os exemplos:

A garota foi ao encontro de seu namorado.
As medidas do governo vão ao encontro dos anseios da população.


Tal afirmativa significa que os propósitos do governo estão atendendo de maneira satisfatória o que a população almeja.
Ir de encontro a algo retrata um sentido negativo, uma oposição de ideias. Compare os exemplos:

O carro foi de encontro ao poste.

Aqui tem o sentido de chocar, de causar danos.

Suas propostas vão de encontro às minhas.

Neste caso, há uma oposição de pensamento, revelando algo que não se completa.

As propostas dos presidentes de bairro vão de encontro às expectativas dos moradores.
Idem ao significado anterior, pois revela insatisfação por parte da população.


Esses são termos parecidos na pronúncia, mas que se divergem quanto ao significado. Portanto, devemos estar atentos no momento de empregá-los, tanto na fala quanto na escrita, pois quando atribuídos de maneira incorreta, muda completamente o sentido da mensagem que ora se pretende transmitir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)