O que é tritongo?

O encontro de uma vogal e duas semivogais em uma mesma sílaba resulta no fenômeno fonético conhecido como tritongo.

Por Mariana Rigonatto
As sílabas em destaque possuem o encontro de uma vogal e duas semivogais. Saiba mais sobre esse encontro vocálico neste texto
As sílabas em destaque possuem o encontro de uma vogal e duas semivogais. Saiba mais sobre esse encontro vocálico neste texto
PUBLICIDADE

Existem algumas palavras que podem conter em uma única sílaba um encontro vocálico, ou seja, a presença de duas ou mais vogais e semivogais. No entanto, o conceito de semivogal não nos é muito claro e dificulta a identificação desse fenômeno fonético que pode ocorrer na estrutura do vocábulo. Por esse motivo, iniciaremos o nosso estudo neste texto exatamente pelo reconhecimento das semivogais, que podem aparecer em sílabas com as características referidas anteriormente.


⇒ Vogais, semivogais e consoantes

Sabe-se que as vogais são fonemas sonoros que, durante a sua pronúncia, não possuem obstáculos na cavidade bucal, uma vez que essa está totalmente aberta para a passagem do ar. Além disso, sabe-se ainda que as vogais são a base das sílabas em língua portuguesa, e as consoantes e semivogais são os elementos assilábicos. Essa característica assilábica das consoantes deve-se ao fato de que, acústica e fisiologicamente, elas sejam pronunciadas de forma diferente das vogais, ou seja, no momento da pronúncia, a cavidade bucal está total ou parcialmente fechada, impedindo a saída do ar.

No caso das semivogais, o que as caracteriza é uma tonicidade mais fraca em relação à vogal que serve de base para as sílabas. Veja:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

cai -xa

pau

Nesse exemplo, as letras i e u comportam-se como semivogais, e a letra a é uma vogal. Assim, chamam-se semivogais o i e u (orais ou nasais) quando acompanham uma vogal em uma mesma sílaba e são assilábicos.

Finalmente, de posse dos conceitos de vogais e semivogais, podemos abordar o fenômeno fonético conhecido como tritongo. Como conceituação, temos que:

→ TRITONGO é o encontro de uma vogal e duas semivogais em uma mesma sílaba. Pode ser oral ou nasal.

Exemplos:

a) tritongos orais:

Pa-ra-guai (semivogal + vogal + semivogal)

en-xa-guei (semivogal + vogal + semivogal)

a-pa-zi-guou (semivogal + vogal + semivogal)

b) tritongos nasais:

mín-guam (semivogal + vogal + semivogal)*

sa-guões (semivogal + vogal + semivogal)

quão (semivogal + vogal + semivogal)

* Interessante notar que, no primeiro exemplo (mínguam), a última semivogal não está representada graficamente pela letra correspondente. No entanto, é importante lembrar que estamos nos referindo a um fenômeno fonético, e não ortográfico, o que justificaria essa aparente ausência na escrita, mas claramente representada pelo fonema /w/.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

..................................................

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?

..................................................