Alunos Online


Escritores Brasileiros

Grandes escritores brasileiros marcaram nossa Literatura, cada um na sua época e ao seu modo teve sua obra eternizada.

Por: Mayra Gabriella de Rezende Pavan Os escritores brasileiros ao longo do tempo têm orgulhado o seu povo

Os escritores brasileiros ao longo do tempo têm orgulhado o seu povo

A Literatura é a arte da palavra. Nela são retratados encontros e desencontros, alegrias e tristezas, realizações e frustrações de uma época, de um povo, de um artista. Por isso, a História e a Literatura caminham sempre juntas, pois a arte reflete o momento histórico.

O Brasil já foi Colônia, Império, República e, hoje, vive em um regime democrático. Vários acontecimentos ao longo da nossa história foram eternizados em nossa Literatura por nossos grandes escritores.

O ano de 1601 representou um marco para a Literatura Brasileira, pois, nesse ano, Bento Teixeira publicou Prosopopeia, obra que é considerada como marco inicial do Barroco no Brasil, estilo literário que consagrou o nosso primeiro grande escritor, Gregório de Matos.

Por termos sido colônia de Portugal, a Literatura dita brasileira demorou a chegar, e quando chegou, veio com características muito europeias. No entanto, a partir do Romantismo, os escritores foram construindo a nossa Literatura, que foi se desenvolvendo e consagrando nossos escritores.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cada época possui sua característica e cada autor a sua maneira própria, a sua visão, a sua forma de representar a realidade e sintetizar as angústias e alegrias vividas em determinado período. Nesta seção, você terá a oportunidade de mergulhar no universo dos escritores brasileiros, que foram eternizados por suas obras. Veja alguns nomes:

Gregório de Matos

Cláudio Manoel da Costa

Gonçalves Dias

Álvares de Azevedo

José de Alencar

Machado de Assis

Raul Pompeia

Aluísio Azevedo

Olavo Bilac

Cruz e Souza

Euclides da Cunha

Lima Barreto

Mário de Andrade

Oswald de Andrade

Carlos Drummond de Andrade

Graciliano Ramos

João Cabral de Melo Neto

Artigos de Escritores Brasileiros