Alunos Online


Reportagem

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte A reportagem dá enfoque ao assunto de forma abrangente

A reportagem dá enfoque ao assunto de forma abrangente

Assim como a notícia, a reportagem caracteriza um gênero textual veiculado em jornais impressos, transmitidos ao vivo, por meio eletrônico, e até mesmo em revistas.
Dessa forma, ao citarmos a notícia, torna-se essencial que façamos uma comparação entre ela e a reportagem, no intuito de evidenciarmos os traços que as demarcam. Enquanto que a notícia revela no mesmo dia ou no dia seguinte se um fato entrou para a história, a reportagem nos mostra como se deu tal ocorrência.

Como base em tais pressupostos, cumpre dizermos que a notícia se esgota no momento em que ela é manifestada. Já com a reportagem não podemos dizer que o mesmo ocorre, visto que ela somente se esgota mediante o desdobramento, a pormenorização dos fatos abordados. Assim sendo, há que se evidenciar dois fatores elementares: a notícia é tida como sinônimo de notificação, e a reportagem se situa, como dito anteriormente,  no detalhamento dos fatos, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto. Razão pela qual se trata de um texto mais longo.

Sendo assim, o assunto abordado na reportagem pode ser narrado de forma interpretativa (ou seja, de forma a estabelecer conexões com acontecimentos passados ou com fatos relacionados); opinativa (retratada pela intenção de convencer o leitor acerca de uma opinião), e expositiva (revelada pela narração simples e objetiva do fato).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ainda estabelecendo as semelhanças entre os dois gêneros, no que tange aos aspectos estruturais, a reportagem se assemelha à notícia, uma vez que se constitui de uma manchete ou título, título auxiliar (cujo intento é atrair a atenção do leitor), primeiro parágrafo, chamado de lide, e o corpo da reportagem.  

Em se tratando da linguagem, essa se manifesta seguindo o padrão formal da língua, perfazendo-se de um tom claro e objetivo. Tal objetividade nos remete a um importante aspecto, manifestado pelo fato de que a maioria dos jornais defende a neutralidade da imprensa em relação aos fatos e assuntos abordados. Contudo, em alguns casos, por mais que esses pressupostos se mostrem evidentes, é comum identificarmos traços voltados para um posicionamento mais pessoal por parte do jornalista ou da equipe de reportagem.