Simbolismo - características marcantes

Cruz e Souza -  um dos representantes do Simbolismo no Brasil
Cruz e Souza - um dos representantes do Simbolismo no Brasil

À medida que estabelecemos familiaridade com as características inerentes aos estilos de época, constatamos que a afirmativa a qual retrata que estes ora se entrecruzam, ora se divergem, revela-se de modo significativo. Assim sendo, o Simbolismo, de forma específica, demonstra ser demarcado por tal aspecto. Partindo dessa premissa, ater-nos-emos primeiramente às causas relativas às divergências, no intuito de compreendermos efetivamente acerca dos pontos que “assinalaram” esse importante movimento literário.

As origens do Simbolismo estão enraizadas no Decadentismo – representado por um conjunto de manifestações artísticas referentes a alguns poetas, tais como, Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, Stéphane Mallarmé e Paul Verlaine, cujos ideais se pautavam no instinto de repulsa contra os valores vigentes, contra a modernidade resultante da sociedade industrial, contra a ordem, enfim, entre muitos outros fatores. Para tanto, serviam-se de seus versos para “denunciar” a decadência moral e estética revelada pela sociedade europeia daquela época. Estes, por sua vez, tinham como características marcantes o satanismo, a morbidez, o terror, a perversão, as atitudes anárquicas, o pessimismo, a insanidade e alucinação. Assim como nos revelam as palavras de Baudelaire, em uma de suas criações:  

  ELEVAÇÃO

Por entre os pantanais, os vales orvalhados,
As montanhas, os bosques, as nuvens, os mares,
Para além do ígneo sol e do éter que há nos ares
Para além dos confins dos tetos estrelados,

Flutuas, meu espírito, ágil peregrino,
E, como um nadador que nas águas afunda,
Sulcas alegremente a imensidão profunda
Como um lascivo e fluido gozo masculino.
[...]
Depois do tédio e dos desgostos e das penas
Que gravam com seu peso a vida dolorosa,
Feliz daquele a quem uma asa vigorosa
Pode lançar às várzeas claras e serenas;
[...]

Todo esse sentimento de indignação evidencia a nítida reação contra os valores burgueses e contra o próprio racionalismo tão preconizado por meio da estética realista, fato que mais tarde desencadearia os movimentos vanguardistas e o Modernismo.

Agora, ao ressaltarmos acerca do entrecruzamento de posições ideológicas, estamos querendo dizer que tais propósitos, acima revelados, fizeram emergir tão somente um sentimento revelado pelo “mergulho” do indivíduo que se volta para dentro de si mesmo e um sentimento por vezes egocêntrico, demonstrando não mais acreditar na própria vida – atitude esta que remonta os moldes românticos, embora com maior intensidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante de tal quadro, eis que se torna ainda mais viável nos atermos de forma minuciosa às características que demarcam a estética simbolista, assim evidenciadas:

* Subjetivismo exacerbado – Quando comparado ao ideário romântico, em se tratando do sentimento egocêntrico, vale dizer que este se manifesta de forma mais contundente, uma vez que enquanto o poeta romântico se detém nas camadas superficiais do seu interior, o simbolista ultrapassa tal intento, indo até às últimas consequências, ou seja, busca respostas no próprio inconsciente, no mais profundo do seu “eu”.

* Misticismo e religiosidade – De forma adversa às teorias filosóficas até então vigentes (cientificismo, positivismo), o representante simbolista demonstra uma atitude mística perante aos fatos. Para tanto, busca o inatingível, numa espécie de fé manifestada pelo misticismo difuso, bastante relacionado às crenças cristãs.

* Desejo de solidão - Tal qual os românticos, os simbolistas, em razão do instinto subjetivo, são conduzidos a um estado de solidão e isolamento. Inconformados com a realidade, criam sua “torre de marfim”, na qual se refugiam, na tentava de buscar a si mesmos.

* Linguagem musical – Destituída de um perfil lógico, a palavra ganha sonoridade. Dessa forma é comum encontrarmos o emprego de aliterações, manifestadas pela sonoridade das vogais em consonância com o estado de alma do artista (ora simbolizando melancolia, tédio, ora claridade, esperança).

* Linguagem evocativa – Ao invés de representar a própria realidade, o artista pauta-se pela “evocação”, revelada pela busca do inconsciente. Assim, ao invés de descrever os conteúdos, estes são apenas sugeridos, estabelecendo relações com a música e a pintura (numa espécie de alusão), além de priorizar diversos tipos de sensações, sobretudo aquelas ligadas aos órgãos do sentido. Tal aspecto nos faz constatar a presença mais uma vez de Baudelaire, sobretudo, no que se refere à Teoria das Correspondências.

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

A geração de 1945

A geração de 1945, ao contrário da geração de 1930, foi demarcada pela preocupação com a forma propriamente dita. Conheça aqui as características que a demarcaram!

A intertextualidade presente na arte literária

Aprimore seus conhecimentos em relação a esse fato!

Arcadismo

Conheça as características do arcadismo. Veja como surgiu e quais foram principais autores na Europa e no Brasil. Descubra a diferença entre arcadismo e barroco.

Augusto dos Anjos

Descubra quem é o poeta Augusto dos Anjos e veja quais são as principais características de suas poesias.

Casimiro de Abreu

Saiba quem foi o escritor romântico Casimiro de Abreu. Veja quais são as principais características de suas obras. Conheça o seu poema mais famoso.

Castro Alves

Saiba quem é Castro Alves, o grande nome da terceira geração romântica. Conheça o contexto histórico de suas obras e entenda as características literárias do autor.

Charles Baudelaire

Saiba quem foi o escritor simbolista Charles Baudelaire. Conheça as principais características de suas obras. Leia algumas frases desse autor.

Cinco poemas de Cruz e Sousa

A literatura simbolista no Brasil: Clique e conheça cinco poemas de Cruz e Sousa!

Cruz e Sousa

Clique aqui e descubra quem foi o autor brasileiro Cruz e Sousa. Saiba quais são as principais características de suas obras. Conheça sua poesia simbolista.

João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Meto Neto é considerado o poeta engenheiro, que, como tal, coloca palavra sobre palavra. Conheça aqui um pouco mais de sua trajetória artística.

Marcel Proust

Clique aqui e conheça Marcel Proust, um dos escritores mais conhecidos do século XX. Saiba também quais são as principais características de suas obras.

Naturalismo

Aprenda o que é o naturalismo. Entenda o contexto histórico e as principais características desse estilo. Saiba quais são as diferenças entre realismo e naturalismo.

O Arcadismo no Brasil

Conheça acerca do ideário que tanto norteou este movimento, também conhecido como Escola Mineira!

Orides Fontela

A obra de Orides Fontela transparece um olhar poético e filosófico de maneira bastante peculiar. Conheça esse destaque da Literatura Brasileira!

Os melhores poemas de Cecília Meireles

O simbolismo e a musicalidade na poesia brasileira: Clique e conheça os melhores poemas de Cecília Meireles.

Parnasianismo

Clique aqui, saiba quais são as características do parnasianismo e conheça os principais autores e obras desse estilo de época.

Pré-modernismo

Conheça as características do pré-modernismo. Saiba quais são os principais autores desse período literário. Entenda em que contexto histórico ele está inserido.

Raul Pompeia

Clique aqui, conheça o escritor brasileiro Raul Pompeia e saiba quais são as principais características de suas obras.

Refrão

O refrão se caracteriza como um verso ou agrupamento de versos que se repete ao final de cada estrofe.

Romantismo

Conheça as características do Romantismo. Entenda o seu contexto histórico e saiba quais são as principais obras do Romantismo brasileiro e português.

Romantismo no Brasil

Entenda as características do romantismo no Brasil. Saiba quais são seus principais autores. Conheça as fases da poesia romântica brasileira.

Semana de Arte Moderna de 1922

Conheça o contexto histórico em que ocorreu a Semana de Arte Moderna de 1922. Saiba o que aconteceu nesse evento e veja que artistas participaram dessa celebração.

Verso e estrofe - noções conceituais

“Mergulhe” no universo literário e descubra todos os encantos que ele tem a nos proporcionar!