Alunos Online


Uso de maiúsculas e minúsculas

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte O uso de maiúsculas e minúsculas faz referência às particularidades ortográficas

O uso de maiúsculas e minúsculas faz referência às particularidades ortográficas

Uso de maiúsculas e minúsculas... Em se tratando dos possíveis questionamentos que norteiam a vida dos usuários acerca dos fatos linguísticos, seria insensato não citarmos a questão da ortografia, não é verdade?

Palavras escritas com “s”, às vezes com “z”, muitas vezes com “x”... Nossa! São tantas as peculiaridades às quais devemos nos atentar que, muitas vezes, acabamos nos perdendo em meio a elas. Contudo, tais dúvidas podem ser minimizadas, quando relacionamos uma boa e constante leitura com a prática da escrita, pois a familiaridade, além de ampliar nossa capacidade lexical (nosso repertório, de uma forma geral), ainda nos deixa a par de todos esses pormenores.

Com base nessa premissa, o artigo em questão visa abordar duas particularidades ortográficas relevantes: o emprego de letras maiúsculas ou minúsculas em determinadas situações específicas, as quais veremos de maneira particular. Assim, no intuito de nos mantermos informados, analisemos quais são elas:

* Letras maiúsculas e minúsculas dentro de parênteses:

- No caso de o trecho entre parênteses constituir frase ou oração inserida no interior do período, ele começa, geralmente, com inicial minúscula. Nesse caso, não há ponto-final, mas outros sinais de pontuação (os pontos de interrogação e de exclamação) podem ser perfeitamente utilizados. Vejamos, pois, alguns exemplos:

A reunião somente ocorrerá depois da chegada do diretor (ele ainda está de férias), mas os funcionários já foram avisados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Você foi o vencedor (quem diria, hein?) do concurso mais famoso de todo o evento.

Ela surpreendeu a todos (que alegria!) com a chegada antecipada.

- Se o trecho entre parênteses constituir frase ou oração à parte, isto é, colocada depois do fim do período, o recomendável é começá-lo com iniciais maiúsculas, e no caso de haver sinais de pontuação, esses são colocados dentro do parêntese. Constatemos alguns casos:

A oração possui sujeito e predicado. (Ambos são chamados de termos essenciais.)

Todos se decepcionaram diante daquela atitude insana. (Ninguém esperava o que ocorreu!)

A sociedade está corrompida pela perda de valores morais. (Seria esse um fato inédito?) 

* Depois do ponto de interrogação e exclamação:

- Em se tratando desse caso, é recomendável que se utilize letra minúscula na primeira palavra que aparece depois de tais pontos, quando fizer referência ao mesmo período. Note os enunciados:

- Por que não veio mais cedo? – perguntou a mãe, enfurecida.  

- Que lugar aconchegante! – exclamaram os turistas.

- O contrário ocorre quando o final do período já estiver demarcado, por exemplo, se o enunciado anteriormente citado fosse proferido dessa maneira:

Que lugar aconchegante! Pretendemos visitá-lo sempre que oportuno for.