Vende-se ou vendem-se casas?

Qual é o correto? Vende-se ou vendem-se casas? Aluga-se ou alugam-se apartamentos? A concordância verbal deve ser analisada e obedecida.

Por Luana Castro Alves Perez
Quando o sujeito estiver no plural, o verbo deve acompanhá-lo, sofrendo também flexão de número. Essa é a regra básica da concordância verbal
Quando o sujeito estiver no plural, o verbo deve acompanhá-lo, sofrendo também flexão de número. Essa é a regra básica da concordância verbal
PUBLICIDADE

Em uma rápida voltinha pela cidade, certamente você encontrará várias plaquinhas indicando venda, aluguel, conserto, entre outros serviços oferecidos, certo? A construção empregada geralmente é o verbo no singular acrescido da partícula apassivadora se. Se você sempre fica em dúvida se tal construção está correta, está na hora de descobrir!

Pois bem, o mais comum é encontrarmos anúncios com o seguinte uso popular da língua portuguesa: vende-se casas, aluga-se quartos, conserta-se roupas, lava-se sofás, entre outros incontáveis exemplos. As pessoas preferem esse tipo de construção porque entendem que ela transmite uma ideia de voz ativa, mas se esquecem de que o verbo precisa concordar em número com o sujeito. A isso damos o nome de concordância verbal.

Portanto, se casas são vendidas, quartos são alugados, roupas são consertadas e sofás são lavados, o uso formal, aquele recomendado pela gramática normativa, é vendem-se casas, alugam-se quartos, consertam-se roupas e lavam-se sofás, tudo escrito com o verbo flexionado no plural. Observe outros exemplos:

Fizeram-se necessárias todas as intervenções jurídicas.

Com a imunização das crianças, evitaram-se epidemias de sarampo.

Nos últimos dez anos, elaboraram-se diversas pesquisas no campo da prevenção de doenças.

Consomem-se agrotóxicos em diversos legumes e vegetais sem saber os efeitos danosos para a saúde.

A construção que vimos anteriormente, com o verbo no singular e sujeito no plural é socialmente aceita, contudo, gramaticalmente ela fere as regras da sintaxe da língua portuguesa, portanto, nesse caso, a adequação ao nível de formalidade é desejável.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desinências
Revise os principais tipos de flexões das desinências.

..................................................

Capivara
Conheça aspectos do maior roedor do mundo agora mesmo!

..................................................