Vende-se ou vendem-se casas?

Qual é o correto? Vende-se ou vendem-se casas? Aluga-se ou alugam-se apartamentos? A concordância verbal deve ser analisada e obedecida.

Por Luana Castro Alves Perez
Quando o sujeito estiver no plural, o verbo deve acompanhá-lo, sofrendo também flexão de número. Essa é a regra básica da concordância verbal
Quando o sujeito estiver no plural, o verbo deve acompanhá-lo, sofrendo também flexão de número. Essa é a regra básica da concordância verbal
PUBLICIDADE

Em uma rápida voltinha pela cidade, certamente você encontrará várias plaquinhas indicando venda, aluguel, conserto, entre outros serviços oferecidos, certo? A construção empregada geralmente é o verbo no singular acrescido da partícula apassivadora se. Se você sempre fica em dúvida se tal construção está correta, está na hora de descobrir!

Pois bem, o mais comum é encontrarmos anúncios com o seguinte uso popular da língua portuguesa: vende-se casas, aluga-se quartos, conserta-se roupas, lava-se sofás, entre outros incontáveis exemplos. As pessoas preferem esse tipo de construção porque entendem que ela transmite uma ideia de voz ativa, mas se esquecem de que o verbo precisa concordar em número com o sujeito. A isso damos o nome de concordância verbal.

Portanto, se casas são vendidas, quartos são alugados, roupas são consertadas e sofás são lavados, o uso formal, aquele recomendado pela gramática normativa, é vendem-se casas, alugam-se quartos, consertam-se roupas e lavam-se sofás, tudo escrito com o verbo flexionado no plural. Observe outros exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fizeram-se necessárias todas as intervenções jurídicas.

Com a imunização das crianças, evitaram-se epidemias de sarampo.

Nos últimos dez anos, elaboraram-se diversas pesquisas no campo da prevenção de doenças.

Consomem-se agrotóxicos em diversos legumes e vegetais sem saber os efeitos danosos para a saúde.

A construção que vimos anteriormente, com o verbo no singular e sujeito no plural é socialmente aceita, contudo, gramaticalmente ela fere as regras da sintaxe da língua portuguesa, portanto, nesse caso, a adequação ao nível de formalidade é desejável.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

..................................................

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?

..................................................