Alunos Online


Verbos defectivos

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Verbos defectivos são aqueles que não possuem conjugação completa

Verbos defectivos são aqueles que não possuem conjugação completa

Verbos defectivos... Tal conceito lhe causa estranheza? Se sim, é simples, trocando por outras palavras, trata-se de um verbo defeituoso e, por isso, não possui uma conjugação completa (como é o caso dos verbos regulares).

Mas ainda precisamos saber acerca de outro detalhe relevante: por que não são conjugados em todas as pessoas verbais? Tal aspecto se deve à inexistência de alguns fatores ligados à eufonia (representada pela boa qualidade do som) e à homofonia (representada pela semelhança do som). Ao fazermos referência à eufonia, podemos muito bem citar o verbo “computar” que, por motivos “eufônicos”, não permite ser conjugado por completo. E em se tratando da homofonia, citamos o verbo “falir”, o qual apresenta uma idêntica conjugação à do verbo “falar” (eu falo, tu falas...).

Dando prosseguimento ao nosso raciocínio, veremos agora como eles se subdividem. Observe:

Verbos impessoais – representados por aqueles que, por não possuírem sujeito, são conjugados somente na terceira pessoa do singular, como é o caso dos verbos que indicam fenômeno da natureza, verbo “haver” indicando sentido de “existir” e tempo decorrido, e verbos “ser” e “estar”, retratando clima ou tempo. No intuito de compreendê-los melhor, acesse o texto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Verbos unipessoais – São aqueles que só apresentam a terceira pessoa do singular ou do plural, fazendo referência a vozes de animais, tais como: latir, cacarejar, miar, mugir, entre outros.  Outros exemplos são aqueles verbos que na terceira pessoa do singular possuem sujeito representado por uma oração, como é o caso dos verbos ocorrer, acontecer, constar, convir, etc. Vejamos alguns exemplos:

As galinhas cacarejavam no cercado.

O cão latia muito alto.

Convinha que eles desconfiassem dos resultados.
                Sujeito oracional

Verbos pessoais – Como dito anteriormente, são verbos que, por motivos específicos, não apresentam conjugação completa, sobretudo em razão da eufonia e da homofonia. Entre eles destacamos:

Verbos que não possuem conjugação completa – defectivos