Alunos Online


Verbos impessoais

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Verbos impessoais não possuem sujeito, por isso são conjugados somente na terceira pessoa do singular

Verbos impessoais não possuem sujeito, por isso são conjugados somente na terceira pessoa do singular

O que seriam verbos impessoais? Muitas vezes, não somente em se tratando de assuntos relacionados aos conteúdos gramaticais, mas também a distintos outros, a própria nomenclatura nos fornece pistas suficientes para entendermos ao menos o que será retratado posteriormente. Assim ocorre com este, com o qual passaremos a estabelecer familiaridade, uma vez que “impessoais” revela o fato de não haver pessoa verbal, ou nem todas elas. Desse modo, afirmamos que tais verbos somente podem ser conjugados na terceira pessoa do singular, visto que não possuem sujeito.

Outro aspecto é o fato de os verbos impessoais pertencerem aos chamados verbos defectivos, os quais se caracterizam pela não conjugação completa de todas as pessoas verbais, em virtude da não existência de determinados fatores, tanto de ordem morfológica, quanto eufônica (referente ao som que uma determinada palavra produz ao ser pronunciada). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Munidos de tais concepções, vejamo-los:

* Verbos que indicam fenômeno da natureza, entre eles:

Trovejar
Ventar
Nevar
Garoar, entre outros.

Chovia bastante quando tudo ocorreu.

* Verbo haver indicando sentidos de:

Existir

Há pessoas interessadas no assunto. (existem)

Tempo decorrido (passado)

Há meses que não o vejo.

* Verbos “estar” e “fazer”, indicando:

Tempo

Está bem tarde.

Clima

Está frio hoje.

Faz bastante calor.