Alunos Online


Verbos irregulares

Os verbos irregulares não apresentam um padrão definido de conjugação, o que os difere dos chamados verbos regulares.

Por: Luana Castro Alves Perez Os verbos irregulares, diferentemente do que acontece com os verbos regulares, não apresentam um paradigma de conjugação

Os verbos irregulares, diferentemente do que acontece com os verbos regulares, não apresentam um paradigma de conjugação

Chamamos de verbos regulares aqueles que apresentam um paradigma de conjugação, ou seja, aqueles que apresentam formas fixas graças às regras gerais de flexionamento. Assim como na flexão, o radical nos verbos regulares também é invariável, o que facilita muito a vida dos falantes. Porém, existem também os chamados verbos irregulares-, que apresentam especificidades que merecem toda a nossa atenção.

Os verbos irregulares, diferentemente do que acontece com os verbos regulares, não apresentam formas fixas, situação que os afasta do modelo de conjugação a que pertencem. A irregularidade na conjugação apresenta variações de flexão, assim como variações nos radicais. São, portanto, passíveis de dúvidas, pois na tentativa de igualar esse tipo de verbo aos verbos irregulares, cometemos erros na escrita e desvios na modalidade oral. Os verbos irregulares estão divididos em irregulares fracos e irregulares fortes. Observe a explicação:

Classificação dos verbos irregulares:

Irregulares fracos: São os verbos que apresentam formas iguais no infinitivo flexionado e futuro do subjuntivo:

Infinitivo

Futuro do Subjuntivo

pedir

pedir

pedires

pedires

pedir

pedir

pedirmos

pedirmos

pedirdes

pedirdes

pedirem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

pedirem

Irregulares fortes: São os verbos irregulares que não apresentam identidade de formas entre o infinitivo flexionado e o futuro do subjuntivo:

Infinitivo flexionado

Futuro do Subjuntivo

querer

quiser

quereres

quiseres

querer

quiser

querermos

quisermos

quererdes

quiserdes

quererem

quiserem

Sintetizando  Diferenças entre os verbos regulares e verbos irregulares:- Um verbo regular utiliza sempre os mesmos morfemas (radicais) para marcar as flexões do verbo de acordo com a pessoa, número, tempo e modo. Um verbo irregular tem seu morfema modificado, o que altera o radical e a flexão de pessoa, número, tempo e modo.