Alunos Online


Verbos pronominais

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte São aqueles que trazem para junto de si o pronome oblíquo

São aqueles que trazem para junto de si o pronome oblíquo

Propondo-nos a uma discussão um tanto quanto enfática acerca dos verbos, logo o que temos a dizer é que tal classe gramatical se constitui de distintas particularidades, dado o seu aspecto complexo. Sendo assim, eis que estamos diante de mais uma delas – aqui representada pelos então denominados verbos pronominais. Será que tal denominação, tendo em vista seu sentido literal, nos remete a alguma ideia básica?

Certamente que sim, pois o termo “pronominais” mantém uma estreita relação com a palavra “pronome” – fator determinante para tal classificação, uma vez que os verbos pronominais são considerados aqueles que trazem para junto de si o emprego do próprio pronome, pelo fato de indicarem ações próprias, relativas ao sujeito que as pratica. Sendo assim, o verbo somente poderá ser conjugado quando deste estiver acompanhado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, no intuito de familiarizarmo-nos um pouco mais com esse assunto, mesmo porque nossa competência linguística precisa estar em constante evolução, analisemos a maneira pela qual são conjugados, tendo como base o verbo sentar:


Modo indicativo




Modo subjuntivo


Modo imperativo