Alunos Online


Verbos reflexivos

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Os verbos reflexivos são acompanhados do pronome oblíquo e refletem a ação no próprio sujeito

Os verbos reflexivos são acompanhados do pronome oblíquo e refletem a ação no próprio sujeito

Falar sobre verbos é, sem dúvida, algo que se concebe como questionador por boa parte dos usuários do sistema linguístico.  Trata-se de uma classe um tanto complexa, talvez a mais complexa dentre as classes gramaticais.

Dessa forma, tendo em vista as dificuldades encontradas, resolvemos discutir acerca dos aspectos  inerentes aos chamados verbos reflexivos.  Eles, por sua vez, tomados em seu sentido literal, assim se caracterizam pelo fato de a ação verbal voltar para o próprio sujeito, ou seja, refletir nele próprio. Assim, exemplos nos dão conta de que, quando analisados, chegamos realmente a essa conclusão, por isso, vejamos:

A garota se penteou diante do espelho.

Inferimos que a ação executada pela garota foi a de pentear, bem como a de se tornar penteada. Eis por essa razão que afirmamos que a ação volta para o próprio sujeito. Outro elemento demarcador desse assunto diz respeito à presença do pronome pessoal oblíquo, o qual sempre se encontra junto ao verbo, porém não o constituindo como parte essencial, mas apenas compondo-o, acompanhando-o.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro exemplo também revela tais circunstâncias:

O menino se feriu com a faca.

Percebemos que algo semelhante ao caso anterior ocorre, pois além de pegar o objeto, no caso, a faca, ele recebeu a ação de se cortar, de ficar ferido.

Logo que concebemos tais aprendizados, equivale pontuar que não se deve estabelecer confusões com os denominados verbos pronominais, haja vista que eles trazem, necessariamente, para junto de si o pronome oblíquo, perceba:

Ele se queixou de dor de cabeça.

Márcia se formou em Direito.

Eu me sentei devagarinho.