Alunos Online


Verbos terminados em -iar - particularidades linguísticas

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Alguns deles são considerados irregulares

Alguns deles são considerados irregulares

Antes de darmos início à nossa discussão que ora se evidencia, foquemos no caráter complexo que se atribui à classe gramatical representada pelos verbos. Como não seria viável evidenciarmos todas as peculiaridades que a eles pertencem, enfatizemos somente a classificação destes, uma vez que esta nos permitirá compreender as características relacionadas ao assunto abordado.

Como sabemos, os verbos classificam-se em regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes, todos dotados de traços distintos. Dessa forma, no intento de darmos vazão a nossa finalidade – apontar acerca de algumas características que se relacionam aos verbos constituídos da terminação “-iar”– exaltemos apenas os regulares e os irregulares.

Tais verbos ora se concebem como regulares (como é o caso do verbo variar), ora irregulares (representados pelos verbos mediar e seus respectivos derivados – intermediar e remediar – ansiar, incendiar e odiar), cuja característica é demarcada pelo fato de receberem a intercalação da vogal “e” nas formas rizotônicas. Dessa forma, imbuídos no propósito de nos tornarmos efetivos conhecedores da referida ocorrência, vejamos como ela realmente se materializa, tendo como base o verbo mediar, ora conjugado nos respectivos tempos e modos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Modo indicativo


 Modo subjuntivo




Modo imperativo




Infinitivo pessoal




Formas nominais