Alunos Online


Verbosidade

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte A verbosidade revela um dos entraves que incidem na clareza da mensagem

A verbosidade revela um dos entraves que incidem na clareza da mensagem

Dizer muito sem nada dizer – eis o pressuposto que fundamenta a discussão que ora nos propomos a discutir. Há quem pense que o discurso, para ser concebido como plausível, autêntico, precisa ser complexo, dotado de muitas palavras, às vezes até eruditas, mas que na maioria das vezes não dizem absolutamente nada. Tal aspecto por muito tempo norteou as relações sociais, sobretudo a comunicação empresarial, na qual documentos oficiais, como memorandos, cartas comerciais, relatórios, entre outros, eram regidos por frases longas, complexas, que colaboravam tão somente por estabelecer a incomunicabilidade.

O que se pode perceber hoje é que o dinamismo pelo qual perpassa a sociedade também exige que a comunicação se torne cada vez mais versátil, podendo fluir de uma forma precisa para melhor atender às necessidades dos interlocutores de forma geral. Assim sendo, temos que a verbosidade é um dos entraves que impedem que a interlocução seja materializada de forma plena. Vejamos, pois, um exemplo:



Por certo que se houvesse uma “economia” de palavras, no intuito de tornar o discurso mais claro e objetivo, o receptor compreenderia melhor a mensagem, até em menos tempo – fator preponderante nas relações comerciais, no mundo dos negócios. Dessa forma, tendo em vista que a autenticidade da comunicação restringe ao ato de dizer muito em poucas palavras, façamos uma reformulação no discurso que nos serviu de exemplo, com vistas a torná-lo adequado aos requisitos de uma boa escrita:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  

Constatamos que a mensagem se deu de forma clara, concisa e objetiva. Para tanto, fica evidente que tais aspectos revelam-se como fatores primordiais, não havendo assim a necessidade de rebuscamentos, nem tampouco palavras desnecessárias, as quais tendem a tornar o texto um tanto quanto prolixo.

De forma a constatarmos melhor acerca de alguns casos representativos, ora seguidos das reais circunstâncias de uso, analisemos:



Mediante tais pressupostos podemos afirmar que a verbosidade é a característica que se manifesta em dizer de forma complexa aquilo que poderia ser dito de forma simples.