Alunos Online


Viagem ou viajem? Entenda a diferença

As palavras homófonas geralmente são alvos de dúvidas ao apresentarem similaridades fônicas e significados divergentes. Viagem ou viajem? Entenda a diferença.

Por: Luana Castro Alves Perez As palavras viagem e viajem estão corretas, devendo ser empregadas em diferentes contextos

As palavras viagem e viajem estão corretas, devendo ser empregadas em diferentes contextos

Afinal, qual é a grafia correta? Viagem ou viajem? Pois saiba que nesse caso não há grafia certa e grafia errada, pois ambas estão corretas. Contudo, é preciso saber que elas devem ser empregadas de maneiras distintas, pois apesar de serem parecidas, possuem significados diferentes.

As palavras viagem e viajem são representantes de uma interessante ocorrência da língua portuguesa. Trata-se de palavras homófonas. A palavra homofonia é formada por dois radicais gregos, homo = igual e fonia = som, e consiste na igualdade fonética entre dois vocábulos, sendo que as palavras em questão neste artigo encaixam-se nesse caso. A homofonia entre os grafemas /g/ e /j/ pode nos induzir ao erro, principalmente quando não fazemos uma análise mais detalhada e precipitadamente classificamos a palavra viajem grafada com j como um erro ortográfico, o que não procede. Nesse caso, o que deve ser respeitado é a situação de uso, já que viagem e viajem pertencem a diferentes classes gramaticais, devendo ser aplicadas em diferentes contextos. Feita essa observação inicial, vamos à análise.

A palavra viagem é um substantivo comum e refere-se ao ato de deslocar-se, realizar jornada para outro lugar. Quando utilizada como uma gíria, pode significar uma experiência de alterações sensoriais. O substantivo viagem deve ser escrito com a consoante g em virtude da regra gramatical que determina que os substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem devem ser escritos com g: viagem, passagem, vertigem, ferrugem, penugem, imagem, origem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe os exemplos:

A viagem de férias foi marcada para depois do carnaval.

Aquele filme é uma viagem!

Já a palavra viajem é a forma do verbo viajar conjugada na 3ª pessoa do plural do modo subjuntivo e 3ª pessoa do plural do modo indicativo. Para que fique claro, conforme as regras ortográficas da língua portuguesa, devemos escrever com j todas as formas verbais dos verbos terminados em -jar: viajar, arranjar, trajar etc. Observe as conjugações:

  • Presente do subjuntivo:

(Que eu) viaje

(Que tu) viajes

(Que ele) viaje

(Que nós) viajemos

(Que vós) viajeis

(Que eles) viajem

Exemplo: É provável que eles viajem amanhã à tarde.

  • Modo indicativo afirmativo:

Viaja tu.

Viaja ele/ela

Viajemos nós

Viajai vós

Viajem eles/elas

Exemplo: Viajem amanhã!

Sintetizando: A palavra viagem deve ser escrita com g quando estamos nos referindo ao substantivo comum, sinônimo de jornada e deslocamento. Já a palavra viajem escrita com j diz respeito às formas verbais conjugadas no modo subjuntivo e no modo indicativo. 

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: