Alunos Online


Ácidos mais importantes

Existem alguns ácidos mais importantes para o nosso cotidiano, sendo eles: ácido nítrico, ácido carbônico, ácido sulfúrico, ácido clorídrico e ácido acético.

Por: Líria Alves Qual o ácido usado pela indústria de papel?

Qual o ácido usado pela indústria de papel?

Conheça agora algumas características e utilizações dos ácidos mais comuns em nosso cotidiano:

Ácido nítrico (HNO3): talvez este seja o ácido mais fabricado e consumido pela indústria. É utilizado na fabricação de explosivos, como, por exemplo, nitroglicerina (dinamite) e trinitrotolueno (TNT).

Ácido carbônico (H2CO3): se faz presente nas águas e refrigerantes gaseificados, é responsável pelo sabor refrescante dessas bebidas.

Ácido sulfúrico (H2SO4): ácido altamente corrosivo utilizado pelas indústrias de papéis, petroquímicas e automobilísticas (presente nas baterias de automóveis).

Ácido clorídrico (HCl): é vastamente utilizado como reagente em laboratórios e indústrias químicas. Também conhecido como ácido muriático, é usado ainda como potente agente de limpeza em construções civis.

O HCl está presente até mesmo em nosso corpo, mais precisamente no suco gástrico presente no estômago. Esse ácido auxilia na digestão.

Ácido acético (CH3COOH): é muito popular na cozinha, também conhecido como vinagre, é usado no preparo de saladas de verduras e maioneses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Videoaula relacionada:

Artigos Relacionados