Alunos Online


Bases mais comuns no cotidiano

As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes. Veja quais são as bases mais comuns em nosso dia a dia:

  • Hidróxido de sódio:

1. Fórmula:NaOH.

2. Fontes: Ele é produzido por meioda eletrólise (passagem de corrente elétrica através da solução com separação de seus íons) de uma solução de sal de cozinha (cloreto de sódio) e água:

2 NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2

3. Aplicações: É comercialmente conhecido como soda cáustica e é utilizado na purificação de óleos vegetais, de derivados do petróleo, na fabricação de papel, celulose, tecidos, corantes e produtos para desentupir pias.

O hidróxido de sódio é a soda cáustica

A sua aplicação mais importante é na fabricação de sabão, sendo misturada com gorduras ou óleos, sob aquecimento:

Óleo ou gordura + NaOH → sabão + glicerina

  • Hidróxido de cálcio:

1. Fórmula:Ca(OH)2.

2. Fontes: É obtido por meio da hidratação da cal viva ou cal virgem, que é o óxido de cálcio (CaO):

CaO +H2O → Ca(OH)2

3. Aplicações: Conhecido comercialmente por vários nomes, como cal extinta, cal hidratada, cal extinta ou cal apagada. Quando esse sólido branco é misturado com água, é denominado água de cal e é usado principalmente em pinturas do tipo caiação, na produção de argamassa para construções, para diminuir a acidez do solo, em tratamentos odontológicos, como inseticida, como fungicida e no tratamento de água e esgotos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O hidróxido de cálcio é usado para fazer argamassa e caiação

  • Hidróxido de magnésio:

1. Fórmula: Mg(OH)2.

2. Fontes:Pode ser encontrado naturalmente sob a forma do mineral brucita e também pode ser obtido por meio da decomposição térmica da magnesita e reação com vapor de água.

3. Aplicações: Quando misturadocom água, ele dá origem ao leite de magnésia usado como antiácido estomacal em pequenas quantidades. Em grandes quantidades, ele é utilizado como laxante. Também pode ser usado como desodorante, pois ele torna o meio básico, diminuindo a proliferação das bactérias responsáveis pelo cheiro desagradável do suor, que se desenvolvem em meio ácido.

  • Hidróxido de amônio:

1. Fórmula: NH4OH (Observação: Na verdade, essa solução não existe isolada, mas existem os íons NH4+  e OH- em solução. Veja o próximo item.)

2. Fontes: Na realidade, o que acontece é que quando se mistura a amônia (NH3) com a água (H2O), suas moléculas reagem formando os íons NH4+  e OH-.

Portanto, para se obter essa solução, basta borbulhar a amônia, que é um gás, em água, ocorrendo as seguintes reações:

NH3 + H2O → NH3 . H2O → NH4+ + OH-

Já a amônia é obtida pela síntese direta conhecida como processo de Haber-Bosch:

N2 + 3 H2 → 2 NH3

3. Aplicações: Usado para produzir ácido nítrico, fertilizantes agrícolas, explosivos, amaciantes de roupas, tintas e alisantes de cabelos, desinfetantes, além de ser usado em limpeza doméstica, na produção de compostos orgânicos e em sistemas de refrigeração.

Fertilizantes são produzidos a partir da amônia





Videoaula relacionada:

Uma base muito importante é o hidróxido de sódio (soda cáustica), que misturada com óleos ou gorduras originam o sabão

Uma base muito importante é o hidróxido de sódio (soda cáustica), que misturada com óleos ou gorduras originam o sabão

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça