Alunos Online


Bicarbonato de Sódio

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça O bicarbonato de sódio tem inúmeras aplicações em nosso cotidiano

O bicarbonato de sódio tem inúmeras aplicações em nosso cotidiano

O bicarbonato de sódio é o nome comercial dado ao sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio. Sua fórmula química é NaHCO3.

Ele é um sólido de cor branca e sua principal aplicação é como antiácido estomacal, pois, conforme mostra a reação abaixo, ao entrar em contato com o ácido clorídrico, presente no suco gástrico do estômago, ocorre a seguinte reação de neutralização:

NaHCO3 + HCl  → NaCl + H2O + CO2

Veja que ocorre a liberação do gás carbônico (CO2), que é o responsável pela eructação (arroto). Já a efervescência se dá em virtude da presença de outras substâncias (como ácido tartárico e ácido cítrico) que reagem com o bicarbonato.

Comprimido efervescente com bicarbonato de sódio

Além disso, existem outras aplicações importantes do bicarbonato de sódio. Veja algumas a seguir:

  • Extintores de incêndio: o bicarbonato de sódio é usado em dois tipos diferentes de extintor: o extintor de espuma química e oextintor de pó químico seco. No primeiro extintor, a espuma é proveniente da reação entre uma solução de sulfato de alumínio com o bicarbonato de sódio, além da presença de um agente estabilizador da reação, como o alcaçuz.

Extintor de espuma com bicarbonato de sódio

Outro tipo de extintor de espuma química possui bicarbonato de sódio e uma solução de ácido sulfúrico em compartimentos separados, que quando reagem produzem espuma e CO2. Conforme a reação abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2 NaHCO3 + H2SO4 → N2SO4(aq) + 2H2O(l) + 2CO2(g)
bicarbonato        ácido       espuma química                gás carbônico
de sódio            sulfúrico

Já o extintor de pó químico seco carrega em seu interior o pó, que é um agente extintor à base de bicarbonato de sódio.

  • Fermento: o bicarbonato de sódio é muito utilizado como fermento no preparo de bolos, pães e biscoitos. O crescimento da massa ocorre porque, com a decomposição do bicarbonato, há liberação de CO2:

2 NaHCO3 → Na2CO3 + H2O + CO2

Bicarbonato de sódio sendo usado como fermento de bolo

  • Balas e gomas de mascar: algumas balas ou gomas de mascar começam a estalar quando colocadas na boca, isso ocorre porque há bicarbonato de sódio na composição da bala. Ele reage com o ácido cítrico, também presente na bala, e libera CO2;
  • Tratamento de seda e lã;
  • Componente de talcos: por ser básico, reage com os ácidos liberados na transpiração e neutraliza-os;
  • Em cremes dentais: visto que o meio ácido favorece a formação de cáries, alguns cremes dentais contêm também certas bases, como o bicarbonato de sódio, que diminuem a acidez da boca.