Alunos Online


Bronze

O bronze é uma liga metálica formada em maior porcentagem por cobre e em menor porcentagem por estanho. Sua principal propriedade é a facilidade de ser moldado.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Medalha de bronze dada a terceiro lugar em competições

Medalha de bronze dada a terceiro lugar em competições

Com certeza você já viu que a maioria das premiações, principalmente nos esportes, homenageia os três primeiros colocados com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Visto que o ouro e a prata são elementos metálicos, muitos também pensam que o bronze é um elemento químico.

Entretanto, na realidade, o bronze é uma liga metálica — uma mistura de substâncias cujo componente principal é um metal. Essa mistura é produzida a partir da fusão de metais originais submetidos a elevadas temperaturas. Desse modo, eles misturam-se e são deixados para esfriar e solidificar-se, formando um material bem mais resistente e com características e propriedades mais apreciáveis que o metal original.

A composição do bronze comum é 90% de cobre (Cu) e 10% de estanho (Sn), ambos metais. Existem também outros tipos de ligas de bronze que, além do cobre e do estanho como elementos principais, também recebem a adição de pequenas porcentagens de zinco, chumbo, alumínio, manganês e fósforo (cada um desses elementos é adicionado a um tipo de liga de bronze).

A sua principal vantagem em relação ao cobre puro é a facilidade de ser moldado, podendo ser trabalhado com maior facilidade na produção de um grande número de artefatos.

Sua utilização passou a ser bastante aplicada há mais de três mil anos durante o período que ficou conhecido como a Idade do Bronze. Essa etapa cultural ocorreu em algumas regiões da Ásia Ocidental onde foram desenvolvidas novas formas de organização econômica e social. Essa época recebeu esse nome porque o que catalisou esse processo foi o uso cada vez mais intenso de utensílios de bronze.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os ferreiros viam que quando o estanho era adicionado ao cobre, ele tornava-se mais macio e flexível. Além disso, seus restos podiam ser novamente fundidos e reaproveitados, o que não ocorria com o cobre, que, depois de fundido, ficava duro e com manuseio mais difícil.

O ponto de fusão dessa liga metálica varia entre 900º C e 1000º C. Além da medalha já mencionada, dentre as principais aplicações do bronze, podemos destacar:

* engrenagens;

* artesanatos, incluindo estátuas como a mostrada a seguir, feita por Edvard Eriksen, representando uma sereia sobre uma rocha à beira-mar no passeio Langelinie em Copenhague, Dinamarca;

* objetos de decoração (possui a avantagem de originar diversas tonalidades);

* sinos;

* moedas;

* ferramentas em geral, etc.

A Pequena Sereia é uma estátua de bronze feita por Edvard Eriksen
A Pequena Sereia é uma estátua de bronze feita por Edvard Eriksen