Alunos Online


Camada de ozônio destruída: proteja-se do sol

Por: Líria Alves Filtros solares protegem a pele

Filtros solares protegem a pele

De toda a radiação emitida pelo Sol, uma pequena parcela chega até a superfície terrestre e a única forma de evitar que isso ocorra é através da camada de ozônio, o maior filtro natural, que está situado a cerca de 30 km da superfície terrestre.

Como a camada protetora da Terra está sendo destruída, ficamos expostos aos raios solares nocivos (radiação UV), o que pode provocar o aparecimento de queimaduras solares e até ocasionar o câncer de pele.

A Agência Norte-Americana de Proteção Ambiental estima que 1% de redução da camada de ozônio provoca um aumento de 5% no número de pessoas que contraem câncer de pele. Um estudo realizado no Brasil e nos Estados Unidos mostrou que uma redução de 1% da camada de ozônio provocou o crescimento de 2,5% da incidência de melanomas.

O uso diário de protetores constitui uma das ações que pode remediar a periculosidade da radiação. Não saia de casa sem antes passar porções generosas de filtro solar. Outra ação, e bem mais eficaz, é a conscientização humana sobre a preservação da camada de ozônio. Se todos se unirem em prol da proteção desta camada, evitando o lançamento de gases CFC’s na atmosfera (ver link relacionado – Brasil Escola), ela estaria preservada e nos protegeria dos raios nocivos do sol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)