Alunos Online


Ciclo do Carbono

O carbono é o personagem principal no estudo da Química Orgânica. Afinal de contas, o objeto de estudo dela são os compostos formados por esse elemento.

Em razão da sua capacidade de fazer quatro ligações (tetravalente) com átomos de outros elementos e com outros átomos de carbono, existe uma infinidade de compostos que têm como principal constituinte o carbono.

Portanto, já seria de se esperar que esses compostos estivessem presentes nos organismos vivos ao nosso redor e em nós mesmos. O nosso corpo possui proteínas, lipídeos e carboidratos que são todos formados por carbono.

Por exemplo, os elementos que constituem os carboidratos são carbono, oxigênio e hidrogênio. Desse modo, mais de 60% em massa de nosso organismo contém compostos formados por carbono. Isso significa que eles são imprescindíveis para a origem e manutenção da vida.

Esses compostos passam por um ciclo denominado ciclo do carbono, também chamado por muitos de ciclo da vida. O ciclo do carbono é constituído basicamente dos processos de respiração e de fotossíntese. Vejamos cada um deles separadamente:

Fotossíntese:

Para que esse processo ocorra nas plantas clorofiladas, é necessário ter energia solar, água e o gás carbônico que é retirado do ar pela planta. Como produtos dessa reação, temos o oxigênio solto no ar e a glicose (C6H12O6), que é um tipo de carboidrato. Observe a equação química abaixo que descreve esse processo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

   6 CO2    +    6 H2O   →   C6H12O6     +     6 O2

    Gás             água           glicose            oxigênio
carbônico

Respiração:

A glicose produzida na fotossíntese é consumida pelo organismo humano e é metabolizada pela respiração, ou seja, ocorre uma reação inversa à da fotossíntese, pois há formação de gás carbônico, de água e de energia (que mantém a vida e que é necessária para o organismo funcionar).

C6H12O6     +     6 O2    →    6 CO2    +     6 H2O
 glicose           oxigênio           Gás             água            
                                         carbônico

Além desses dois processos, que são os principais do ciclo do carbono, existem também processos secundários e paralelos, como a fossilização, por meio da qual se obtêm o petróleo e o calcário. Também existem as alterações produzidas pelo ser humano, como a utilização desses materiais fossilizados para a produção de combustível e seu uso. Abaixo temos um esquema que mostra como se processa esse ciclo do carbono:

Esquema do ciclo do carbono


Videoaulas relacionadas:

O ciclo do carbono é constituído basicamente da respiração e da fotossíntese

O ciclo do carbono é constituído basicamente da respiração e da fotossíntese

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados