Alunos Online


Compostos sulfurados ou tiocompostos

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Os odores do alho e da cebola decorrem da presença de compostos sulfurados em suas contituições

Os odores do alho e da cebola decorrem da presença de compostos sulfurados em suas contituições

Os compostos sulfurados ou tiocompostos são compostos orgânicos que possuem um ou mais átomos do elemento enxofre em sua estrutura.

Daí o uso do termo tio, que é uma palavra que vem do grego theion, que significa “enxofre”.

O enxofre pertence à família 16 da tabela periódica, vindo exatamente abaixo do elemento oxigênio. Desse modo, como era de se esperar, os tiocompostos possuem características parecidas com os compostos do elemento oxigênio. Observe abaixo:

Exemplos de semelhança entre compostos do oxigênio e os do enxofre

Alguns tiocompostos mais conhecidos são: tióis, tioéteres, tioésteres, tiocetonas e tiofenóis. Eles são análogos respectivamente aos álcoois, éteres, ésteres, cetonas e fenóis.

Os compostos sulfurados possuem um odor muito forte e desagradável, tanto que o metanotiol, cuja fórmula foi representada acima, é considerado o composto com um dos piores cheiros do mundo. Em razão desta propriedade, estes tiocompostos estão presentes em muitos aspectos de nossa vida:

*Os compostos sulfurados em nossa vida:

Botijões de gás: Nos botijões de gás é adicionado o mercaptana (tiól) butan-1-tiol, que confere odor ao gás, denunciando quando há vazamentos e evitando possíveis explosões e acidentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gás de mostarda: Este gás, que foi usado como arma em guerras, pode causar cegueira, edema pulmonar, lesões na pele (produz bolhas dolorosas em todo o corpo do atingido) e asfixia. Ele é um tioéter de nome 2-cloroetilsulfanil-2-cloroetano, cuja fórmula estrutural é: Cl- CH2-CH2-S-CH2-CH2-Cl. É um líquido volátil, extremamente tóxico, de odor semelhante à mistura de alho com mostarda.

Cebolas, cebolinhas e alho: No alho, na cebola e na cebolinha existe uma substância, cuja fórmula é:

Substância presente na cebola, alho e cebolinha

Ao cortar ou amassar o alho, suas enzimas transformam esta substância na alicina (estrutura abaixo), que é responsável pelo odor característico deles.

Fórmula da Alicina

Defesa de animais: Outro exemplo é o 3-metilbutan-1-tiol, substância presente no líquido que cangambás (Mephitis mephitis) utilizam como arma de defesa.

A substância que o cangambá usa como defesa é um tiocomposto
A substância que o cangambá usa como defesa é um tiocomposto.