Destilação Simples

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Aparelhagem montada em laboratório de Química
Aparelhagem montada em laboratório de Química
PUBLICIDADE

A destilação é um dos métodos mais utilizados em laboratório para separar misturas homogêneas. Existem dois tipos: a destilação simples e a destilação fracionada. Nesse texto, iremos explicar como ocorre apenas o primeiro tipo. Por isso, leia também o texto “Destilação Fracionada”, para mais saber mais detalhes.

A destilação simples é usada quando se quer separar uma mistura homogênea do tipo sólido-líquido, por exemplo, sal dissolvido na água. Ela é baseada no fato de que o líquido é volátil, isto é, evapora, e o sólido não é volátil.

A seguir, temos o esquema da aparelhagem que normalmente é utilizada para realizar a destilação simples:

Aparelhagem utilizada em destilação simples

 A mistura que se quer separar fica inicialmente no balão de destilação, que é então aquecido, usando-se uma tela de amianto e a chama de um bico de Bunsen. Mas, em casos em que a mistura é inflamável, costuma-se usar uma manta elétrica, como é mostrado no desenho.

Visto que a substância líquida evapora, ela sobe e entra no condensador, que pode ser de vários tipos. Na ilustração foi utilizado o condensador reto, mas também podem ser usados os condensadores de bolas ou de serpentina. Na parte externa desse condensador passa água fria, que vem da mangueira de látex conectada simultaneamente à torneira da pia e à saída de baixo do condensador. A água de resfriamento circula pelo condensador e saí pela mangueira conectada na saída superior.

Assim, ao entrar em contato com o condensador resfriado, o vapor do líquido da mistura se condensa, isto é, volta a ser líquido, e é coletado em algum recipiente (erlenmeyer ou béquer) que fica na saída do condensador.

É uma técnica bem simples que pode ser utilizada, por exemplo, por pessoas que ficam muito tempo em navios, para aproveitar a água do mar. Eles esquentam a água em um ambiente fechado, ela evapora e depois é condensada em outro recipiente. O sal fica no primeiro recipiente.

Essa água é usada para tomar banho, lavar pratos, limpeza do navio e assim por diante, mas não deve ser consumida, pois não contém sais minerais. 

 

 

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desinências
Revise os principais tipos de flexões das desinências.

..................................................

Capivara
Conheça aspectos do maior roedor do mundo agora mesmo!

..................................................