Destilação Simples

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Aparelhagem montada em laboratório de Química
Aparelhagem montada em laboratório de Química
PUBLICIDADE

A destilação é um dos métodos mais utilizados em laboratório para separar misturas homogêneas. Existem dois tipos: a destilação simples e a destilação fracionada. Nesse texto, iremos explicar como ocorre apenas o primeiro tipo. Por isso, leia também o texto “Destilação Fracionada”, para mais saber mais detalhes.

A destilação simples é usada quando se quer separar uma mistura homogênea do tipo sólido-líquido, por exemplo, sal dissolvido na água. Ela é baseada no fato de que o líquido é volátil, isto é, evapora, e o sólido não é volátil.

A seguir, temos o esquema da aparelhagem que normalmente é utilizada para realizar a destilação simples:

Aparelhagem utilizada em destilação simples

 A mistura que se quer separar fica inicialmente no balão de destilação, que é então aquecido, usando-se uma tela de amianto e a chama de um bico de Bunsen. Mas, em casos em que a mistura é inflamável, costuma-se usar uma manta elétrica, como é mostrado no desenho.

Visto que a substância líquida evapora, ela sobe e entra no condensador, que pode ser de vários tipos. Na ilustração foi utilizado o condensador reto, mas também podem ser usados os condensadores de bolas ou de serpentina. Na parte externa desse condensador passa água fria, que vem da mangueira de látex conectada simultaneamente à torneira da pia e à saída de baixo do condensador. A água de resfriamento circula pelo condensador e saí pela mangueira conectada na saída superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, ao entrar em contato com o condensador resfriado, o vapor do líquido da mistura se condensa, isto é, volta a ser líquido, e é coletado em algum recipiente (erlenmeyer ou béquer) que fica na saída do condensador.

É uma técnica bem simples que pode ser utilizada, por exemplo, por pessoas que ficam muito tempo em navios, para aproveitar a água do mar. Eles esquentam a água em um ambiente fechado, ela evapora e depois é condensada em outro recipiente. O sal fica no primeiro recipiente.

Essa água é usada para tomar banho, lavar pratos, limpeza do navio e assim por diante, mas não deve ser consumida, pois não contém sais minerais. 

 

 

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

..................................................

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?

..................................................