Entalpia

A energia interna ou o conteúdo de energia que cada substância tem em sua constituição é o que denominamos entalpia (H)
A energia interna ou o conteúdo de energia que cada substância tem em sua constituição é o que denominamos entalpia (H)

Nas reações estudadas na Termoquímica há liberação (exotérmicas) ou absorção (endotérmicas) de calor.

Por exemplo, quando se acampa, normalmente se constrói uma fogueira, para que o calor liberado e a luz emitida pela queima da madeira possam aquecer e iluminar o ambiente. Essa reação de combustão da madeira é uma reação exotérmica, pois libera calor.

Porém, surge a questão: “De onde veio essa energia em forma de calor?”.

Essa energia já estava presente nas moléculas que, no estado gasoso, apresentam movimento caótico, desordenado, que gera pressão. Assim, a energia liberada já estava contida nos reagentes e, ao se produzirem os produtos, essa energia é liberada. Para se entender como cada substância já apresenta um conteúdo de energia, pense, por exemplo, na energia envolvida nos movimentos dos átomos e das moléculas e na energia associada à atração e à repulsão entre as partículas, como íons, moléculas ou prótons e elétrons.

Definição conceitual de entalpia.

A entalpia varia de acordo com a constituição das substâncias. Entretanto, é impossível calcular a entalpia que cada substância apresenta. Assim, costuma-se calcular não a entalpia, mas a variação de entalpia (?H) do processo. Isso é feito através da diferença entre a entalpia dos produtos (entalpia final) e a entalpia dos reagentes (entalpia inicial):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmulas do cálculo da variação de entalpia.

Lembrando que a variação de entalpia é sempre calculada em sistemas que apresentam troca de calor sob pressão constante.

Se o valor da variação de entalpia der negativo, significa que o sistema perdeu energia na forma de calor, ou seja, é um processo exotérmico. O contrário também é verdadeiro: se a variação da entalpia der positiva, maior que zero, a reação é endotérmica, pois significa que se ganhou ou absorveu calor.

Além disso, visto que a variação da entalpia depende de uma série de fatores (temperatura, pressão, estado físico e número de mol), criou-se um referencial para que se compare a entalpia da substância, que foi denominada entalpia padrão (H0).

Definição conceitual de Entalpia Padrão.

Quando todos os reagentes e produtos de uma reação estão no seu estado padrão, a variação de entalpia será denominada variação de entalpia padrão (?H0).

Videoaulas relacionadas:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Aplicação da Lei de Hess

Veja como é feita a aplicação da lei de Hess no cálculo da variação de entalpia e aprenda a somar as equações termoquímicas.

Cálculo da variação de entalpia

Aprenda a realizar o cálculo da variação de entalpia e veja como utilizá-la para classificar uma reação em endotérmica ou exotérmica!

Energia de Ligação

Entenda o que é a energia de ligação existente nas reações envolvendo quebra e formação de ligações.

Energia livre de Gibbs

Clique e saiba quais são as principais características da energia livre de Gibbs e como utilizá-la para determinar a espontaneidade de uma reação.

Entalpia da reação por meio da energia de ligação

Aprenda a determinar a entalpia da reação por meio da energia de ligação.

Entalpia de Combustão

Entenda do que se trata a entalpia de combustão estudada em termoquímica, o que caracteriza uma reação como sendo de combustão e veja exemplos desse tipo de reação.

Entalpia de Formação

Aprenda o que envolve o estudo da entalpia de formação, isto é, a variação da entalpia no processo de formação de uma substância composta a partir de substâncias simples.

Entalpia-Padrão

Descubra o conceito de entalpia-padrão, como determiná-la e veja alguns valores para elementos, substâncias simples e formas alotrópicas mais estáveis.

Entropia

Clique aqui, descubra o que é entropia, conheça seus tipos e saiba quais são suas principais características.

Equações Termoquímicas

Entenda o que são as equações termoquímicas, que informações elas nos transmitem e veja como escrevê-las corretamente.

Lei de Hess

A lei de Hess diz que para uma dada reação, a variação da entalpia é sempre a mesma, esteja essa reação ocorrendo em uma ou em várias etapas.

Termoquímica

A termoquímica estuda os processos de liberação ou de absorção de calor, envolvidos em reações químicas ou em mudanças de estado físico.

Termoquímica no Enem

Clique e torne sua preparação para o Enem ainda mais fácil com algumas dicas sobre como Termoquímica pode ser cobrada no exame!

Variação da Entalpia em Reações Exotérmicas e Endotérmicas

A variação de entalpia será negativa em reações exotérmicas e será positiva em reações endotérmicas.

Variação da Entalpia nas Mudanças de Estado Físico

Ao mudar de estado físico, as substâncias precisam ganhar ou liberar determinada quantidade de energia, que é medida pela variação de entalpia.