Fosfoetanolamina

Fosfoetanolamina é uma substância orgânica do grupo dos ésteres. Entrou recentemente em inúmeras polêmicas por ser apontada como a cura para o câncer.

Estrutura em 3D da Fosfoetanolamina

O ano de 2015 foi marcado por diversas discussões e buscas desesperadoras pela substância orgânica denominada de fosfoetanolamina, a qual já foi considerada por muitos a cura do câncer. Vale ressaltar que se trata de uma substância que vem sendo estudada há mais de 20 anos pelo químico Gilberto Orivaldo Chierice, da USP de São Carlos.

O grupo de Chierice desenvolveu um método de produzir fosfoetanolamina de forma sintética por meio de reagentes químicos fundamentais: a etanolamina e o ácido fosfórico.

A fosfoetanolamina é um éster orgânico formado a partir da substituição de um dos hidrogênios do ácido fosfórico (um ácido inorgânico) pela substância etanolamina (formada por uma amina e um álcool). Veja a fórmula estrutural da fosfoetanolamina:

Fórmula estrutural da fosfoetanolamina
Fórmula estrutural da fosfoetanolamina Título: Fosfoetanolamina

Por que produzir fosfoetanolamina?

A busca de Chierice e seu grupo pelo desenvolvimento da fosfoetanolamina deve-se ao fato de que se trata de uma substância produzida nos organismos vivos que, segundo diversos estudos científicos, está relacionada com a produção de três outras substâncias celulares:

• Fosfatidiletanolamina

• Fosfatidilserina

• Fosfotidilcolina

Essas substâncias participam de diversas ações relacionadas com a célula, e uma delas chama a atenção, já que favorece a identificação de células deficientes para que macrófagos possam destruí-las por meio do processo denominado de apoptose.

A fosfoetanolamina pode realmente curar o câncer?

Como os mais variados tipos de câncer envolvem reações e transformações químicas diferenciadas, não se sabe ainda se a fosfoetanolamina é capaz de promover a apoptose de células tumorais em qualquer tipo de câncer.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Fosfoetanolamina, mesmo sendo estudada há mais de 20 anos, ainda não apresenta os requisitos básicos para uso e distribuição como medicamento. Mesmo com todo o entrave legal existente, muitas são as pessoas que receberam dos pesquisadores a substância e outras que conseguiram judicialmente a permissão para uso medicamento.

Com todo o clamor público, após a Fosfoetanolamina ter sido anunciada pelas mídias como a cura do câncer, o Governo brasileiro já aprovou projeto de Lei no Senado para liberar a fabricação, produção e distribuição da substância.

É importante ressaltar que ainda são necessários muitos estudos em seres humanos para a avaliação e comprovação da relação risco e benefício em relação à fosfoetanolamina. É necessário que os seus benefícios superem a sua capacidade tóxica para o seu uso ser realizado com segurança.

Por: Diogo Lopes Dias