Alunos Online


Gás Metano

O gás metano é incolor, inodoro e altamente inflamável, ele também é considerado um gás muito poluente.

Por: Líria Alves Gás metano em combustão

Gás metano em combustão

O composto orgânico Metano tem a fórmula molecular CH4 e se apresenta como um gás incolor, inodoro e muito inflamável.

O metano pode ser formado em pântanos através da fermentação anaeróbica. Vegetais em processo de deterioração e outros resíduos orgânicos constituem o chamado gás dos pântanos.

Entende-se por fermentação anaeróbica aquela que se dá pela ausência de oxigênio, ela também ocorre em depósitos de lixo e nos esgotos pela atividade de bactérias que se multiplicam nesses ambientes. Por isso, nestes locais o gás metano se faz presente. A extração do metano pode ser feita ainda a partir de derivados do petróleo como: gás natural, petróleo, xisto betuminoso e hulha.

Mas esse gás ganha destaque quando é produzido de forma a colaborar com o meio ambiente. Os gases poluentes produzidos em aterros podem ser canalizados por tubulações e recolhidos para servir de combustíveis. O chamado biogás é uma mistura gasosa formada principalmente por metano usado como combustível de veículos e indústrias (nas caldeiras).

Por outro lado, pesquisas recentes apontam que o gás metano é cerca de vinte vezes mais poluente que o dióxido de carbono (CO2) quando o assunto é efeito estufa. Nesse caso, se faz presente na atmosfera decorrente da ação humana.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Artigos Relacionados