Alunos Online


Gás Orgânico

Existe atualmente uma grande variedade de gases que penetram na atmosfera provenientes da água do mar, de rios, pântanos, etc. São considerados gases orgânicos e afetam o nosso clima e a troposfera: a camada inferior da nossa atmosfera. Alguns deles, como o dimetilo de sulfureto, são produzidos durante o crescimento do fitoplâncton (planta marítima). Gases orgânicos são também produzidos quando a radiação solar reage com compostos orgânicos na superfície das águas oceânicas.

O gás metano é proveniente do composto orgânico Metano, é um gás incolor e inodoro que se forma nos pântanos através da fermentação anaeróbica, é também conhecido como “gás dos pântanos”. A fermentação anaeróbica se dá pela ausência de oxigênio, é a mesma que ocorre em depósitos de lixo e nos esgotos que também geram o metano.

A presença do gás metano na atmosfera afeta a temperatura e o sistema climático da Terra, ele é o principal componente do gás natural, por isso é um dos gases causadores do efeito estufa.

O metano e outros gases podem ser produzidos quando o esterco animal é manuseado em condições anaeróbicas (sem oxigênio). Já existem estudos realizados com o intuito de substituir o petróleo por este gás, mas é preciso considerar que ele também polui o meio ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Fitoplâncton: produz gás orgânico

Fitoplâncton: produz gás orgânico

Por: Líria Alves