Alunos Online


Gráficos de Mudança de Estado Físico

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Quando o gelo está derretendo, seu ponto de fusão é constante, o que simboliza um patamar (temperatura fixa) no gráfico de mudança de estado físico

Quando o gelo está derretendo, seu ponto de fusão é constante, o que simboliza um patamar (temperatura fixa) no gráfico de mudança de estado físico

Quando ocorre a mudança de estado físico das substâncias puras, a temperatura permanece constante até que toda a substância tenha mudado totalmente de estado físico.

Por exemplo, a água passa do estado sólido (gelo) para o estado líquido a 0ºC ao nível do mar. Essa temperatura corresponde ao ponto de fusão (ou de solidificação) da água, que permanecerá em 0ºC até que todo o gelo derreta. Lembre-se de que o ponto de fusão e o ponto de solidificação são iguais, o que muda é se a substância está sendo aquecida e passando de sólido para líquido, ou se está sendo resfriada e ocorrendo o oposto.

A temperatura também permanece constante quando a água passa do estado líquido para o gasoso, que é em 100ºC, ao nível do mar. Esse é o valor do ponto de ebulição ou de condensação da água.

Visto que a temperatura permanece constante nesses dois pontos de mudança de estado físico, temos que o gráfico que representa as mudanças de estado físico da água irá conter dois patamares. Observe:

Gráfico de mudança de estado físico da água

Conforme dito no início, isso acontece com todas as substâncias puras e por isso o gráfico de mudança de estado físico de todas elas apresentam também dois patamares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, se aquecermos ou resfriarmos uma mistura, veremos que a mesma situação não ocorre, a temperatura não permanece constante nessas faixas de mudança de estado físico, mas vai mudando gradualmente.

Por exemplo, uma mistura de água e sal colocada no congelador começa a se solidificar em 0ºC sob pressão de 1atm; porém, não permanece em 0ºC, mas apresenta uma faixa de temperaturas de solidificação. Isso também ocorre quando aquecemos essa mistura, ela começa a ferver acima de 100ºC, mas não permanece constante durante a ebulição. Além disso, esses valores variam dependendo da quantidade de sal e de água que foram misturados.

Dessa forma, temos que o gráfico de mudança de estado físico da salmoura não apresenta nenhum patamar, isso também vale para outras misturas.

Gráfico de mudança de estado físico de misturas

Existem dois tipos de misturas especiais que são exceções a essa regra, veja quais são lendo o texto “Misturas Eutéticas e Azeotrópicas”.





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: