Alunos Online


Halogênios

A família dos halogênios compõe-se dos elementos químicos do grupo 17 ou 7 A da Tabela Periódica (figura acima), que são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). Geralmente, eles são representados de forma genérica pela letra X.

Localização dos halogênios na Tabela Periódica

Todos esses elementos possuem sete elétrons em sua camada de valência, o que significa que eles têm a tendência de receber um elétron, formando ânions de carga -1, podendo reagir com os metais, que têm a tendência de doar elétrons. Eles reagem principalmente com os metais alcalinos (elementos da família 1), pois eles têm a tendência de doar exatamente um elétron e, dessa forma, originam compostos com fórmula genérica MX. Inclusive a palavra “halogênio” significa “formadores de sais”.

Em relação à aplicação desses elementos na sociedade, o que mais se destaca é o cloro e o que é menos usado é o astato.

  • Flúor: A principal aplicação do flúor é em produtos de limpeza e higiene bucal. Na realidade, não é o elemento flúor isolado que vem nos cremes dentais, mas sim fluoretos, ou seja, compostos de flúor combinado com algum metal. O mais usado é o fluoreto de sódio (NaF), que é capaz de inibir a desmineralização dos dentes e dificultar, assim, a formação de cáries.

Os fluoretos são usados em cremes dentais para prevenir cáries

Os fluoretos também são adicionados aos sistemas de abastecimento de água.

  • Cloro: O cloro é muito utilizado na produção de compostos orgânicos e inorgânicos e no branqueamento de papel. Mas a sua principal aplicação é em águas das piscinas e em estações de tratamento de água e esgoto.

O “cloro” adicionado nas águas que serão consumidas é na verdade uma solução de hipoclorito de sódio, conhecida como “cloro líquido” ou “cloro ativo”. Essa solução está presente na água sanitária, podendo ser utilizada para limpeza de vegetais e hortaliças e como produto de limpeza doméstica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já nas piscinas, usa-se o hipoclorito de cálcio (Ca (ClO)2). Há o “cloro granulado”, que são grânulos de hipoclorito de cálcio, Ca(ClO)­2(s) a 65%, e o “cloro em pastilhas”, que são pastilhas de tricloro-S-triazina-triona (CNOCl3), um composto organoclorado.

O cloro é usado em piscinas

Esses produtos promovem a desinfecção porque destroem micro-organismos patogênicos (de algas e de bactérias) ou anulam suas atividades. Além disso, podem agir também como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes na água.

O cloro forma o sal de cozinha juntamente ao sódio (NaCl), que é o composto mais importante formado pelo cloro.

  • Bromo: O bromo é usado como catalisador em reações orgânicas, em combustíveis para evitar que o chumbo se acumule nos motores, em tranquilizantes, na exterminação de insetos e roedores e em extintores.

É importante lembrar que em todas essas aplicações não se usa o bromo isolado, mas sim seus sais.

  • Iodo: O iodo está presente no sal de cozinha na forma de iodetos ou iodatos de sódio (NaI, NaIO3) e potássio (KI, KIO3). Sua adição ao sal é obrigatória, pois a falta de iodo no organismo leva ao desenvolvimento de uma doença chamada bócio. Além disso, o iodo também é usado em medicamentos.

O iodo é solido em temperatura ambiente, mas logo se sublima

  • Astato: É um elemento radioativo que é capaz de formar compostos inter-halogênicos, como AtI e AtCl.
A família dos halogênios se inicia com o elemento flúor

A família dos halogênios se inicia com o elemento flúor

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça