Alunos Online


Hibridização sp

A hibridização sp ocorre no carbono quando ele realiza duas ligações sigma e duas ligações pi.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça A molécula do gás cianídrico é formada por meio da hibridização sp do carbono

A molécula do gás cianídrico é formada por meio da hibridização sp do carbono

Nos textos Hibridização do carbono, Hibridização sp3 e Hibridização sp2 , foi explicado o que é esse fenômeno da hibridização. Agora, iremos ver como ocorre a do tipo “sp”.

A hibridização do tipo sp ocorre no carbono quando ele realiza duas ligações sigma (σ) e duas ligações pi (π). Isso significa que pode ocorrer em duas situações: quando ele realiza duas ligações duplas ou quando ele realiza uma ligação simples e uma tripla:

Carbono com duas ligações sigma e duas pi

Vamos tomar como exemplos uma molécula de gás cianídrico:

H ? C ≡ N

O hidrogênio possui apenas um elétron na camada de valência, com um orbital incompleto no subnível s; portanto, ele pode realizar uma ligação covalente. Já o nitrogênio possui três orbitais incompletos no subnível p, podendo realizar três ligações, como é mostrado abaixo:

Distribuições eletrônicas do hidrogênio e do nitrogênio, bem como seus orbitais

Já o carbono, conforme mostrado nos textos mencionados no início deste texto, sofre hibridização, dando origem a quatro orbitais incompletos:

Formação de orbitais híbridos no carbono

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, visto que sabemos que o carbono realiza duas ligações pi e que esse tipo de ligação só ocorre entre orbitais do tipo p “puros”, dois orbitais p são reservados para essas ligações:

Processo de hibridização sp do carbono

Observe que os dois orbitais hibridizados são provenientes de um orbital “s” e de um orbital “p”, por isso, essa hibridização é denominada de “sp”.

Processo de hibridização sp do carbono

Desse modo, os orbitais p “puros” do carbono realizam as ligações pi com dois orbitais também do tipo “p” do nitrogênio; enquanto as ligações sigma são feitas pelos orbitais hibridizados “sp” do carbono com um orbital s do hidrogênio e um orbital p do nitrogênio.

Observe a formação da molécula do gás cianídrico abaixo, como isso afeta a sua geometria, que é linear, e quais são os tipos de ligações que se formam:

Formação da molécula do gás cianídrico por meio da hibridização do carbono





Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Artigos Relacionados