Isotônicos

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Atleta ingerindo bebida isotônica
Atleta ingerindo bebida isotônica
PUBLICIDADE

Para entendermos o que significa o termo “isotônico” e como esse tipo de líquido atua em nosso organismo, temos que relembrar primeiro os conceitos de osmose e pressão osmótica:

Quando temos dois meios de concentrações diferentes separados por uma membrana semipermeável, o solvente do meio mais diluído passa pela membrana e vai para o meio mais concentrado. Esse é o fenômeno da osmose.

Para impedir que isso ocorra, deve-se aplicar uma pressão sobre o lado mais concentrado, que é a pressão osmótica. Cada fluido ou solução possui uma pressão osmótica diferente e isso interfere na passagem de solvente de um meio para o outro.

Por exemplo, a pressão osmótica do sangue humano fica em torno de 7,7 atm, e os glóbulos vermelhos também possuem aproximadamente essa mesma pressão osmótica.

Se os glóbulos vermelhos forem colocados em uma solução concentrada de cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha), eles irão murchar, pois o fluxo osmótico será de água de dentro da célula para fora dela. Nesse caso, dizemos que a solução é hipertônica, pois sua concentração é maior do que a da hemácia.

Caso contrário, se colocarmos essas células em soluções muito diluídas, elas irão inchar, correndo o risco de explodirem, pois ocorrerá a passagem de líquido de fora para dentro delas. Visto que a concentração da solução é menor que a da célula, dizemos que ela é hipotônica.

Agora, fica mais fácil de entender o que é um meio isotônico:

Quando dois meios possuem a mesma concentração de espécies químicas, diz-se que são isotônicos.

Assim, se os glóbulos vermelhos forem colocados em um meio isotônico, as moléculas de água serão difundidas com a mesma facilidade para dentro e para fora dessas células, não acarretando em nenhuma alteração ruim para o organismo.

Relação de pressão osmótica sobre os glóbulos vermelhos do sangue

O soro fisiológico é isotônico do sangue e dos glóbulos vermelhos, pois ele é uma solução aquosa com 0,92% de NaCl, que possui a mesma pressão osmótica do sangue.

Nos supermercados existe uma grande variedade de bebidas isotônicas, que apresentam teoricamente uma concentração de sais minerais semelhante à do sangue e dos líquidos corporais, como o suor. Essas bebidas são indicadas para quem pratica atividade física intensa e são compostas geralmente por água, carboidratos, sais de sódio e potássio, além de, em alguns casos, vitaminas.

Quando praticamos exercícios físicos, ocorre a queima de energia e os músculos livram-se do calor por meio do suor, mantendo a temperatura do organismo estável. No suor, o corpo perde água e sais minerais. Assim, se esses nutrientes não forem repostos, ocorrerá a desidratação da pessoa, bem como a diminuição do rendimento do atleta e risco de estresse muscular e térmico.

As bebidas isotônicas não precisam ser ingeridas por quem faz, no máximo, uma hora de atividades físicas por dia, porque a água que ingerimos já possui sais minerais, além dos carboidratos, sódio e potássio de uma alimentação equilibrada. Assim, para essas pessoas, é importante beber continuamente água durante os exercícios físicos e não apenas quando estiver com sede, pois isso é um sinal que o organismo já está desidratado.

Por outro lado, atletas que se exercitam mais que a maioria das pessoas precisam ingerir isotônicos, que são melhores para o processo de absorção de fluidos pelo organismo, ajudam a repor a energia perdida e a restabelecer o equilíbrio orgânico.

Um bom isotônico natural é a água de coco, que é, inclusive, indicada também para pessoas que estão com dengue, bem como o soro caseiro, pois ambos combatem a desidratação e aliviam os sintomas.

A água de coco é uma bebida isotônica natural

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Fibromialgia
Conheça a síndrome que causa diversas dores no corpo.

..................................................

O que é cultura?
Afinal, você sabe definir o que é cultura de forma correta?

..................................................