Alunos Online


Lei de conservação da massa (Lei de Lavoisier)

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça O uso da balança foi fundamental para que Lavoisier descobrisse a importância da massa da matéria

O uso da balança foi fundamental para que Lavoisier descobrisse a importância da massa da matéria

Popularmente, a Lei de Lavoisier ou Lei de Conservação da Massa, ou ainda Lei de Conservação da Matéria, é conhecida pelo seguinte enunciado:

Enunciado popular da lei de conservação das massas

Quem chegou a essa conclusão pela primeira vez, no final do século XVIII, e criou essa lei, foi o cientista francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794). Sendo considerado o “pai” da Química Moderna, ele realizou inúmeras experiências com reações químicas envolvendo o uso de balanças de alta precisão para a época.

Um de seus experimentos consistiu, resumidamente, em colocar mercúrio metálico em uma retorta, que foi então aquecida. Nesse procedimento, o mercúrio reagiu com o oxigênio presente no ar e formou como produto o óxido de mercúrio II.

Experimento de Lavoisier que o levou à lei de conservação das massas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lavoisier mostrou então que pesando numa balança as massas de todas as substâncias envolvidas no início e no final da reação, verifica-se que não há perda ou ganho de massa. Desse modo, ele chegou à seguinte conclusão:

Enunciado da lei de Lavoisier

Ou seja, os elementos não se transformam uns nos outros. As substâncias presentes no início de uma reação acabam “sumindo”, mas os elementos que as constituem se reorganizam e formam novas substâncias. Por isso a massa total do sistema não muda.

Essa lei de Lavoisier foi a primeira de uma série de leis que relacionam as massas dos materiais, dando-lhes um tratamento matemático e expressando-as na forma de leis. Essas leis passaram a ser denominadas Leis Ponderais.





Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionada ao assunto: