Alunos Online


Metais

Por: Líria Alves Bronze

Bronze

Os metais têm em geral um alto ponto de fusão, são duros, de cor amarelada, e conduzem corrente elétrica e calor. A maioria dos metais são quimicamente estáveis, com a exceção dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, e constituem a maioria dos elementos da tabela periódica. Os metais mais conhecidos são: ferro, prata, alumínio, cobre, ouro, titânio, urânio e zinco.

A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença dessa nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.

Uma liga metálica é uma mistura que contém ao menos dois elementos metálicos e possui propriedades específicas. Veja a relação de ligas com seus metais componentes:

- Latão: formado pela ligação entre cobre e zinco;

- Bronze: contém cobre e estanho, pode conter ainda outros elementos;

- Duralumínio: composto de alumínio e cobre, podendo conter outros elementos;

- Aços: contém, além do carbono e ferro, os elementos silício e manganês. Os elementos enxofre e fósforo, encontram-se presentes como impurezas;

- Aços inoxidáveis: contém, além dos elementos contidos nos aços normais, cromo, níquel e, em alguns casos, molibdênio.

Os metais se oxidam quando expostos ao oxigênio, no caso do aço inoxidável isso não ocorre. No ferro, por exemplo, a camada de óxido formada pelo contato com o oxigênio do ar dá origem ao que é conhecido como ferrugem.
Aliás, a forma original da maioria dos metais, encontrada na natureza é justamente essa, combinada ao oxigênio. Sendo assim, é necessário passar por um processo de purificação, dando origem ao metal puro. As mais conhecidas formas de minerais metálicos são a bauxita (origina o alumínio) e a hematita (ferro). Alguns podem ser encontrados na forma pura como a platina, o ouro e a prata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Artigos Relacionados