Alunos Online


Montagem de uma fórmula molecular

A montagem de uma fórmula molecular envolve o conhecimento da necessidade inerente aos elementos envolvidos na substância de ganhar elétrons.

Por: Diogo Lopes Dias Fórmula molecular do gás carbônico

Fórmula molecular do gás carbônico

Quando um composto é originado a partir de ligações covalentes, a fórmula que o representa é denominada fórmula molecular. Nessa fórmula, encontramos o número máximo de átomos que pode estar presente em uma das moléculas da substância representada. Veja alguns exemplos:

  • Ácido sulfúrico: H2SO4

Temos dois átomos de hidrogênio, um átomo de enxofre e quatro átomos de oxigênio.

  • Glicose: C6H12O6 :

Temos seis átomos de carbono, doze átomos de hidrogênio e seis átomos de oxigênio.

O número de átomos presente nas fórmulas dos compostos covalentes ou moleculares é extremamente variável, podendo ser pequeno ou, então, muito grande. A montagem das fórmulas moleculares é bastante complexa, mas quando temos um composto covalente de molécula pequena, podemos montar sua fórmula molecular de forma simples seguindo os passos a seguir:

  • 1o Passo: Conhecer os elementos que formam as substâncias;

  • 2o Passo: Conhecer o número de ligações (para obedecer à teoria do octeto) que cada um dos elementos que formam a substância necessita a partir da família periódica à qual eles pertencem;

Família

Ligações

IV A

4 ligações

V A

3 ligações

VI A

2 ligações

VII A

1 ligação

  • 3o Passo: Montar a fórmula levando em consideração o número de ligações de cada elemento para indicar o número de átomos que serão necessários na frente da sigla de cada um.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vamos ver agora dois exemplos de montagem de fórmulas moleculares de substâncias menos complexas:

1º Exemplo: Substância formada pelos elementos Nitrogênio e Hidrogênio.

- O Nitrogênio, que é da família V A, necessita de três ligações; já o hidrogênio está posicionado na família IA e, por isso, necessita de uma ligação (para ficar com o mesmo número de elétrons do Hélio).

- Como o hidrogênio auxilia o nitrogênio com apenas uma ligação, serão necessários três átomos de hidrogênio para auxiliar o nitrogênio. A fórmula molecular será:

NH3

2º Exemplo: Substância formada pelos elementos Carbono e Cloro.

- O carbono, que é da família IV A, necessita de quatro ligações; já o cloro, que é da VIIA, necessita de uma ligação.

- Como o cloro auxilia o carbono com apenas uma ligação, serão necessários quatro átomos de cloro para auxiliar o carbono nas suas quatro ligações. A fórmula molecular será:

CCl4





Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto: