Alunos Online


Nomenclatura usual das cetonas

A nomenclatura usual das cetonas requer conhecimento pleno sobre os radicais orgânicos.

Por: Diogo Lopes Dias A acetona utilizada para remover esmaltes apresenta o nome usual dimetil-cetona

A acetona utilizada para remover esmaltes apresenta o nome usual dimetil-cetona

A função oxigenada cetona é uma das poucas em que trabalhamos a nomenclatura usual no Ensino Médio. Assim como toda função orgânica, as cetonas apresentam uma nomenclatura oficial que é muito importante; todavia, neste texto, daremos ênfase na nomenclatura usual.

Antes de falarmos mais detalhadamente de nomenclatura, é importante relembrar que as cetonas apresentam um grupo carbonila (carbono que realiza uma dupla ligação com o oxigênio) ligado a dois radicais orgânicos, como na representação a seguir:

Os radicais em uma cetona podem ser iguais ou diferentes
Os radicais em uma cetona podem ser iguais ou diferentes

A nomenclatura usual das cetonas baseia-se na seguinte regra:

Nome dos radicais em ordem alfabética + cetona
(separados por hífen)

OBS.: Caso os radicais ligados à carbonila sejam iguais, basta escrever o nome deles apenas uma vez precedido pelo termo di.

Analisando a regra de nomenclatura usual de uma cetona, percebemos que é muito importante ter conhecimento sobre os radicais orgânicos. Para conhecer alguns radicais, acesse o texto Nomenclatura de cadeias ramificadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora vamos ver alguns exemplos de aplicação da regra de nomenclatura usual das cetonas:

1º) Propanona

Nessa cetona, temos à esquerda e à direita da carbonila um radical metil. Por essa razão, o seu nome usual é dimetil-cetona.

2º) Butanona

Nessa cetona, temos à esquerda da carbonila um radical metil e, à direita, um radical etil. Por essa razão, o seu nome usual é etil-metil-cetona.

3º) 2-metil-hexan-3-ona

Nessa cetona, temos à esquerda da carbonila um radical propil e, à direita, um radical isopropil. Por essa razão, o seu nome usual é isopropil-propil-cetona.

4º) Nonan-5-ona

Nessa cetona, temos à esquerda e à direita da carbonila um radical butil. Por essa razão, o seu nome usual é dibutil-cetona.

5º) 2,2,5-trimetil-hexan-3-ona

Nessa cetona, temos à esquerda da carbonila um radical terc-butil e, à direita, um radical isobutil. Por essa razão, o seu nome usual é isobutil-terc-butil-cetona.