Alunos Online


O que é isomeria?

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Dois isômeros (1,2-dicloroetano e o 1,1-dicloroetano)

Dois isômeros (1,2-dicloroetano e o 1,1-dicloroetano)

Definição de isomeria

Para citar um exemplo, temos dois compostos, que possuem a mesma fórmula molecular (C2H6O). Porém, eles possuem propriedades totalmente diferentes: um é um líquido incolor, que ferve a 78,5 ºC e que apresenta certa reatividade química; já o outro é um gás incolor, que se liquefaz somente a -23, 6 ºC e tem reatividade química muito baixa.

O que faz com que esses dois compostos (que possuem a mesma quantidade de carbonos, hidrogênios e oxigênio) sejam tão diferentes?

A resposta está na sua fórmula estrutural, sendo que o primeiro citado é um composto do grupo dos álcoois e o segundo pertence aos ésteres:

CH3 CH2    ̶  OH        CH3 O CH3
Etanol (Álcool)      Metoximetano (éter)

Dizemos então que esse é um fenômeno de isomeria e que os dois compostos são isômeros entre si. A palavra “isômeros” significa “partes iguais”, pois vem do grego iso = igual, meros = partes.

Fazendo uma analogia, para você entender melhor esse fenômeno, pense em como podemos formar várias palavras diferentes usando as mesmas letras. Veja isso abaixo:

  • Usando as letras A, R, M, O: amor, mora, Roma e ramo;
  • Usando as letras S, L, A, V, E: selva, levas, vales e velas;
  • Usando as letras A, O, M, R, S: amora, aroma e amaro.

Viu só? As letras são as mesmas, mas as suas localizações diferentes resultam em palavras com significados diferentes. O mesmo ocorre na isomeria: os átomos dos elementos são os mesmos, porém há uma mudança na distribuição dos átomos na molécula, ou seja, no modo como se ligam. Assim, os átomos ligados de maneiras diferentes produzem moléculas diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O fenômeno da isomeria é muito comum na Química Orgânica. Por exemplo, com a fórmula C20H42 existem 3666.319 isômeros.

Uma reação de isomeria ocorre quando um composto é transformado num isômero seu. A indústria petroquímica utiliza esse tipo de reação para melhorar a qualidade da gasolina, transformando alcanos de cadeia normal ou reta em alcanos de cadeias ramificadas, como é exemplificado a seguir:

Reação de isomeria na gasolina

A indústria farmacêutica também produz dessa forma uma variedade cada vez maior de compostos químicos usados no combate de muitas doenças.

No estudo da isomeria existem duas divisões básicas: a isomeria plana e a esteroisomeria ou isomeria espacial