Alunos Online


Os Hidrocarbonetos e suas subdivisões

Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio (C e H). Daí o nome: hidro (de hidrogênio) e carboneto (de carbono). Estão presentes no dia a dia, na economia e na indústria, como, por exemplo, inclui o gás natural, o petróleo e seus derivados.

Os hidrocarbonetos seguem a fórmula geral CxHy e em sua nomenclatura utiliza-se o sufixo “o”, por exemplo:

CH4                                          METANO (presente no gás natural)

H3C – CH2 – CH2 – CH3       BUTANO (presente no gás de cozinha)

Em função de ser um grupo bastante grande, ele é subdividido em grupos menores que são diferenciados a partir do tipo de ligação existente entre os carbonos (simples, duplas, ou triplas) e do tipo de cadeia. Abaixo, estes grupos são apresentados:

  • Alcanos (ou hidrocarbonetos parafínicos): Hidrocarbonetos de cadeia saturada, ou seja, possuem apenas ligações simples entre carbonos e são cadeias acíclicas (cadeias abertas).  Fórmula Geral: CnH2n+2. Na nomenclatura, possuem o intermediário “an".
  • Alcenos (Alquenos ou Olefinas): Hidrocarbonetos de cadeia insaturada com pelo menos uma ligação dupla, acíclicas (cadeias abertas). Fórmula Geral: CnH2n. Na nomenclatura, possuem o intermediário “en".
  • Alcinos (ou Alquinos): Hidrocarbonetos acíclicos, com pelo menos uma ligação tripla. Fórmula Geral: CnH2n-2. Na nomenclatura, possuem o intermediário “in".
  • Alcadienos (ou Dienos): Hidrocarbonetos de cadeias abertas com duas ligações duplas. Em sua nomenclatura possuem o intermediário –dien-.Fórmula geral: CnH2n-2.
  • Ciclanos (Cicloalcanos ou cicloparafinas): Hidrocarbonetos com apenas uma ligação dupla, de cadeia fechada, cíclicos. Sua nomenclatura difere da dos alcenos apenas por ser precedida pela palavra ciclo. Fórmula geral: CnH2n.
  • Ciclenos (Cicloalcenos ou cicloalquenos): Hidrocarbonetos saturados (somente com ligações simples) de cadeia fechada, cíclicos. Sua nomenclatura difere da dos alcanos apenas por ser precedida pela palavra ciclo.
  • Ciclinos (Cicloalcinos ou cicloalquinos): Hidrocarbonetos com uma ligação tripla, de cadeia fechada. Sua nomenclatura difere da dos alcinos apenas por ser precedida pela palavra ciclo.

Observação: Nos casos citados em que houver presença de insaturação, é necessário numerar a cadeia e determinar a posição da ligação dupla ou tripla.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aromáticos: Possuem um ou mais anéis benzênicos (aromáticos), que são representados conforme a figura abaixo. Eles não possuem uma fórmula geral, e sua nomenclatura segue uma regra particular diferente da dos outros grupos de hidrocarbonetos, pois depende da quantidade de anéis e se apresenta ramificações.

 

Fórmula Estrutural do Benzeno e fórmula Estrutural Simplificada






Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

A indústria pertroquímica depende dos hidrocarbonetos

A indústria pertroquímica depende dos hidrocarbonetos

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados