Alunos Online


Óxidos duplos, mistos ou salinos

Óxidos duplos são óxidos iônicos de natureza metálica que são capazes de formar sais ou bases, dependendo de quando reagem com substâncias como água, ácidos e bases.

Óxidos duplos, mistos ou salinos são compostos iônicos que apresentam três átomos de um metal e quatro átomos do outro grupo (como um ânion) ou átomo isolado.

Me3O4

Assim como os óxidos básicos e os anfóteros, os óxidos duplos são iônicos, ou seja, apresentam um elemento metálico em sua composição. Suas principais características são:

  • Reação com água

  • Reação com ácido inorgânico

  • Reação com base inorgânica

Elementos químicos que formam os óxidos duplos

  • Estanho (Sn)

O elemento estanho apresenta a capacidade de formar o cátion estanho II (Sn+2), o qual forma o óxido de estanho II (SnO), e o estanho IV (Sn+4), o qual forma o óxido de estanho IV (SnO2).

A resultante da fórmula (obtida pela multiplicação da fórmula do óxido SnO por 2 e pela soma com a fórmula do óxido SnO2) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:

2.SnO + SnO2 → Sn3O4

  • Chumbo (Pb)

O elemento chumbo apresenta a capacidade de formar o cátion chumbo II (Pb+2), o qual forma o óxido de chumbo II (PbO), e o chumbo IV (Pb+4), o qual forma o óxido de chumbo IV (PbO2).

A resultante da fórmula (obtida pela multiplicação da fórmula do óxido PbO por 2 e pela soma com a fórmula do óxido PbO2) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:

2.PbO + PbO2 → Pb3O4

  • Ferro (Fe)

O elemento ferro apresenta a capacidade de formar o cátion ferro II (Fe+2), o qual forma o óxido de ferro II (PbO), e o ferro III (Fe+3), o qual forma o óxido de ferro III (Fe2O3).

A resultante da fórmula (obtida pela soma do óxido FeO com a fórmula do óxido Fe2O3) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:

PbO + Fe2O3 → Fe3O4

  • Manganês (Mn)

O elemento manganês apresenta a capacidade de formar o cátion ferro II (Fe+2), o qual forma o óxido de manganês II (MnO), e o manganês III (Mn+3), o qual forma o óxido de ferro III (Mn2O3).

A resultante da fórmula (obtida pela soma do óxido MnO com a fórmula do óxido Mn2O3) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:

MnO + Mn2O3 → Mn2O3

Reações dos óxidos duplos com água

Quando um óxido duplo reage com água, temos a formação de duas bases inorgânicas. Como o óxido duplo é formado por dois cátions diferentes, cada base formada apresenta um desses cátions.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Me3O4 + H2O → Me(OH)x + Me(OH)y

O trióxido de chumbo (Pb3O4), por exemplo, é constituído pelo óxido de chumbo II (Pb+2) e pelo óxido de chumbo IV (Pb+4). Cada um desses cátions interage com o ânion hidróxido da água, formando o hidróxido de chumbo II - [Pb(OH)2] e o hidróxido de chumbo IV - [Pb(OH)4].

1 Pb3O4 + 4 H2O → 2 Pb(OH)2 + 1 Pb(OH)4

Reações dos óxidos duplos com ácidos inorgânicos

Quando um óxido duplo, misto ou salino reage com um ácido inorgânico (HX), temos a formação de dois sais e molécula de água. Durante a reação, cada um dos cátions presentes no óxido interage com o ânion do ácido, formando dois sais, e os oxigênios do óxido interagem com os hidrogênios provenientes do ácido.

Me3O4 + HzX → Mez(X)a + Mez(X)y + H2O

O trióxido de ferro (Fe3O4), por exemplo, que é constituído pelo óxido de ferro II (Fe+2) e pelo óxido de ferro III (Fe+3), reage com o ácido sulfuroso (H2SO3). Cada um desses cátions interage com o ânion do ácido (SO3-2), formando sal de ferro II - [FeSO3] e o sal de ferro III - [Fe2(SO3)3].

1 Fe3O4 + 4 H2SO3→ FeSO3 + Fe2(SO3)3 + 4H2O

Reações dos óxidos duplos com bases inorgânicas

Quando um óxido duplo, misto ou salino reage com uma base inorgânica, os produtos também são dois sais e molécula de água, assim como na reação com os ácidos inorgânicos.

O diferencial dessa reação é que devemos conhecer quais são os dois ânions originados pelos metais que formam os óxidos duplos, já que o metal principal dos sais formados nessa reação é proveniente das bases.

Me3O4 + YOH → Yz(MeX)a + Yw(MeX)a + H2O

  • Para o estanho:

Os ânions formados pelo estamjp são o estanito (SnO2-2) e o estanato (SnO32-).

  • Para o ferro:

Os ânions formados pelo ferro são o ferrito (FeO2-1) e o ferrato (FeO42-).

  • Para o manganês:

Os ânions formados pelo manganês são o plumbito (MnO3-2) e o manganato (MnO42-).

  • Para o chumbo:

Os ânions formados pelo chumbo são o plumbito (PbO2-2) e o plumbato (PbO32-).

Se reagirmos o trióxido de chumbo com o hidróxido de sódio, os produtos formados serão: a água, o plumbato de sódio e o plumbito de sódio, como na equação a seguir:

1 Pb3O4 + 6 NaOH → 2 Na2PbO2 + 1 Na2PbO3 + 3 H2O

A magnetita é uma fonte de trióxido de ferro

A magnetita é uma fonte de trióxido de ferro

Por: Diogo Lopes Dias