Alunos Online


Por que as estrelinhas, fogos de artifício com os quais as crianças brincam, não queimam?

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Ilustração de “estrelinhas”

Ilustração de “estrelinhas”

Você já viu alguns fogos de artifício, chamados comumente de estrelinhas? Normalmente as crianças amam brincar com esses objetos. Não só crianças; adultos também se divertem muito com eles. Alguns até mesmo fazem projeções de desenhos no ar com as faíscas que saem das estrelinhas.

Esse objeto, ao contrário dos demais fogos de artifício, pode ser usado pelas crianças para brincar, pois suas faíscas não queimam, no máximo fazem cócegas.

Mas como isso é possível? Como funcionam essas estrelinhas?

Bom, as estrelinhas são cobertas de silício e pasta oxidante (que contém pedacinhos de ferro impregnados). Quando a pessoa acende a estrelinha, são produzidas altas temperaturas que fazem com que os pedaços de ferro entrem em combustão, reagindo com o oxigênio presente no ar, tornando-se óxido de ferro.

Quando o óxido de ferro está incandescente, ele voa em todas as direções. Por exemplo, você já viu que quando um construtor usa um martelo e uma talhadeira, normalmente saem faíscas? Elas também são óxidos de ferro, pois quando o construtor bate na talhadeira, o metal aquece tanto que derrete. Ele brilha porque está queimando e, por sua vez, ele está queimando porque o ferro entrou em contato com o oxigênio do ar e se tornou óxido de ferro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algo parecido ocorre nas estrelinhas, mas no lugar da fricção, o que temos é o aquecimento ocasionado por meio de fogo ou outra faísca.

Mas essas partículas de óxido de ferro não estão quentes? Então por que não queimam?

Isso ocorre simplesmente porque elas são tão pequenas que não causam nenhum ferimento.

Criança brincando com estrelinha

No entanto, isso se aplica somente às estrelinhas que estamos mencionando, já os fogos de artifício comuns possuem um mecanismo de funcionamento diferente. Eles funcionam como pequenos foguetes, que são disparados até determinada altura. Quando esta é atingida, explodem. Isso é conseguido porque eles queimam muito combustível, que normalmente é a pólvora (mistura de nitrato de potássio, carvão e enxofre).

Assim, esses instrumentos podem ser muito bonitos, mas se manuseados incorretamente podem causar graves ferimentos. Portanto, não devem, de forma alguma, ser manuseados por crianças.