Alunos Online


Principais ácidos carboxílicos

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça O vinagre é composto de ácido acético ou etanoico, um dos principais ácidos

O vinagre é composto de ácido acético ou etanoico, um dos principais ácidos

Os ácidos carboxílicos, compostos caracterizados pela presença do grupo funcional ─COOH, são amplamente empregados e encontrados em diversas áreas de nosso cotidiano. Porém, dois deles se destacam: o ácido metanoico e o etanoico. Conheça mais um pouco de cada um:

  • Ácido metanoico:

A fórmula estrutural desse composto é:

Fórmula estrutural do ácido metanoico

Esse composto é popularmente conhecido como ácido fórmico, nome derivado da sua origem: sua primeira obtenção foi pela destilação de formigas vermelhas. É exatamente esse ácido que causa aquela coceira intensa e até mesmo o aparecimento de edema quando somos picados por determinadas formigas.

O ácido fórmico está presente nas formigas vermelhas

O ácido metanoico é usado principalmente como fixador de pigmentos no tingimento de tecido e como desinfetante em medicina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ácido Etanoico:

A fórmula estrutural desse composto é:

Fórmula estrutural do ácido etanoico

Esse ácido é o principal componente do vinagre comercial, muito utilizado como tempero de saladas e outros alimentos; contendo geralmente de 6 a 10% desse ácido em massa. Seu nome, inclusive, deriva do latim acetum que vem de azedo, visto que o vinagre é proveniente do vinho azedo, ou seja, da oxidação do etanol presente no vinho. Seu gosto também é azedo e seu cheiro penetrante.

Mas o ácido etanoico é utilizado também para outros fins, como na preparação de perfumes e essências, de corantes, de seda artificial, de acetona e de polímeros.