Alunos Online


Propriedades dos compostos iônicos

As propriedades dos compostos iônicos indicam o comportamento e o aspecto desses compostos diante de fatores como calor, força mecânica, solubilidade etc.

Por: Diogo Lopes Dias Cristal de sal. Em temperatura ambiente, os compostos iônicos são sólidos

Cristal de sal. Em temperatura ambiente, os compostos iônicos são sólidos

Os compostos iônicos são todas as substâncias formadas quando os átomos interagem por meio de uma ligação iônica. As propriedades apresentadas pelos compostos iônicos são:

  • Átomos dispostos em uma estrutura chamada retículo cristalino;

  • Sólidos em temperatura ambiente;

  • Apresentam elevada dureza;

  • Apresentam baixa tenacidade;

  • Possuem elevados pontos de fusão e ebulição;

  • Conduzem corrente elétrica quando em solução;

  • Conduzem energia elétrica nos estados líquido e gasoso.

Veja agora as particularidades de cada uma dessas propriedades dos compostos iônicos:

a) Apresentam estrutura formada por um retículo cristalino

Um composto iônico apresenta sempre um grupo de cátions intercalado a um grupo de ânions, formando uma rede tridimensional regular que é chamada de retículo cristalino. A imagem a seguir mostra o retículo cristalino do cloreto de sódio (NaCl):

Representação do retículo cristalino do cloreto de sódio
Representação do retículo cristalino do cloreto de sódio

Na imagem, os pontos verdes são os cátions de Sódio e os pontos rosa são os ânions de Cloro. Esses cátions e ânions interagem de forma que os íons Cloro estão sempre interagindo com mais de um íon Sódio. Por isso, temos a formação da chamada rede, na qual os átomos apresentam uma grande interação uns com os outros.

b) Sólidos em temperatura ambiente

Todos os compostos iônicos apresentam-se no estado sólido quando em condições normais de temperatura e pressão, ou seja, quando submetidos a uma temperatura de 0OC e pressão de 1 atm.

c) Apresentam elevada dureza

Dureza é a capacidade que um material apresenta de riscar outro material. No caso dos compostos iônicos, todos eles apresentam essa característica.

d) Apresentam baixa tenacidade

O termo tenacidade está relacionado com a resistência mecânica que um material apresenta quando submetido a uma força externa. Os compostos iônicos são pouco tenazes. O cristal de cloreto de sódio, por exemplo, pode ser quebrado facilmente quando sofre a ação de uma força.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

e) Possuem elevados pontos de fusão e ebulição

Todo composto iônico apresenta elevados pontos de fusão e ebulição. Isso ocorre porque eles são formados pelo retículo cristalino, no qual os íons (cátions e ânions) interagem de forma eletrostática uns com os outros, ou seja, atraem-se mutuamente. Como existe uma força que mantém os íons coesos, para que eles sejam separados, é necessária uma quantidade de energia maior e, portanto, a temperatura a que o composto deve ser submetido também deve ser mais alta.

f) Conduzem corrente elétrica quando em solução

Ao ser dissolvido em um solvente, o composto iônico sofre o fenômeno da dissociação (liberação dos íons que o formam). Quando o NaCl, por exemplo, é dissolvido na água, ele dissocia-se no cátion Na+ e no ânion Cl-.

NaCl (aq) → Na+(aq) + Cl-(aq)

Como temos a presença de íons no solvente, é possível conduzir corrente elétrica por essa mistura. Dessa forma, sempre que um composto iônico for adicionado a um solvente, a solução (mistura homogênea) formada será capaz de conduzir corrente elétrica graças à presença dos íons liberados a partir do composto.

g) Conduzem energia elétrica nos estados líquido e gasoso

Quando modificamos o estado físico de um composto iônico (do estado sólido para o líquido ou gasoso), favorecemos que os átomos tenham maior mobilidade. Por terem maior mobilidade, os íons que formam o composto podem ocupar posições diferentes no espaço, o que permite a condução de corrente elétrica, o que não é possível no estado sólido, pois os íons não modificam suas posições.